UFR oferta exame médicos periódicos para os servidores da instituição
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) passará a ofertar a realização de exames médicos periódicos para os servidores da instituição. A iniciativa visa cumprir o disposto na lei do servidor público federal que prevê o estabelecimento de exames clínicos, laboratoriais e avaliações médicas com o objetivo de possibilitar a detecção precoce de sinais que possam estar relacionados ao surgimento de doenças e para subsidiar as políticas de saúde e bem-estar da universidade.
A ação é promovida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenadoria da Saúde de Qualidade de Vida (CSQV), que passará a convocar os servidores da instituição para o agendamento dos exames a partir desta segunda-feira (7).
A Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, explica que a medida visa estabelecer um protocolo de cuidado e atenção à saúde do servidor, garantindo um monitoramento e cuidado preventivo capaz de ampliar as condições de saúde da comunidade docente e técnica da instituição. “Temos o compromisso de atuar em todas as frentes para assegurar a qualidade da saúde e das condições de trabalho dos servidores da Universidade Federal de Rondonópolis”, informou.
Procedimentos e Orientações
Os servidores convocados receberão um e-mail para confirmar a realização dos exames por meio do Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE). A Coordenadoria da Saúde de Qualidade de Vida (CSQV) esclarece que não haverá qualquer despesa com os exames, uma vez que eles serão custeados integralmente pela universidade. Para garantir a gratuidade dos exames, estes devem ser feitos exclusivamente na rede de prestadores de serviço credenciadas, uma vez que não há convênios com planos de saúde ou possibilidade de ressarcimento nos casos em que o servidor prefira realizar os exames de forma particular. A lista de laboratórios conveniados será disponibilizada após a emissão das guias pelo sistema, conforme as instruções contidas no material informativo produzido pela CSQV.
A Coordenadora de Saúde de Qualidade de Vida da UFR, Ludiele Souza Castro, explicou que não existe obrigatoriedade na realização dos exames, porém também reforçou a importância deste acompanhamento para a detecção precoce de possíveis doenças e para manutenção da saúde do servidor. A PROGEP não terá acesso aos resultados individuais, estes dados serão fornecidos apenas na forma de estatísticas gerais não-identificadas, que servirão como base para o planejamento de novas políticas voltadas à saúde e bem-estar dos trabalhadores da instituição, explicou Ludiele, que é farmacêutica-bioquímica vinculada ao programa de graduação em Medicina da UFR.
Os resultados serão entregues aos servidores diretamente para que possam seguir para a Avaliação Clínica feita por médico do trabalho credenciado e, assim, emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). O documento é parte integrante e indissociável da avaliação periódica e atesta a condição de saúde do servidor.
A prática é fundamentada no artigo 206-A da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e regulamentada pelo Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009 e pela Portaria Normativa da Secretaria de Recursos Humanos nº 04, de 15 de setembro de 2009.
A CSQV ressaltou que o acesso às abas relativas aos exames periódicos só estará disponível no SIGEPE para os servidores que receberem em seu e-mail pessoal a convocação oficial. Por isso, a Coordenadoria solicita que todos os servidores acessem a plataforma SOU GOV e certifiquem-se de que o e-mail pessoal informado em ‘Meus Contatos’ esteja atualizado.
Caso o servidor faça a opção por não realizar os exames, será necessário preencher e assinar um Termo de Recusa e Responsabilidade, também disponível no SIGEPE, e enviá-lo à Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida via processo pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFR. Leia mais sobre a implantação e funcionamento do novo SEI da UFR neste endereço eletrônico.
A Coordenadoria de Saúde de Qualidade de Vida da UFR da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) produziu um vídeo institucional para apresentar os passos para realizar os Exames Médicos Periódicos e sanar as principais dúvidas. Confira o vídeo a seguir:
Exames médicos disponíveis
Os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, a que estão expostos em seus ambientes laborais. Para realizar o atendimento o servidor apresentará apenas documento oficial de identificação e as guias impressas a partir do SIGEPE.
Os exames disponíveis aos servidores da universidade são:
1. Exames básicos (para todos os servidores)
- Hemograma completo
- Glicemia
- Urina tipo I (Elementos Anormais e Sedimentoscopia – EAS)
- Creatinina
- Colesterol total e triglicérides
- TGO e TGP
- Citologia Oncótica (Papanicolau) – para mulheres
2. Exames complementares (servidores maiores de 45 anos)
- Oftalmológico
3. Exames complementares (servidores maiores de 50 anos)
- Pesquisa de sangue oculto nas fezes
- Mamografia – para mulheres
- PSA – para homens
Caso possua resultados recentes, pode não ser necessários repetir os exames, desde que sejam respeitados os seguintes prazos de validade:
- Exames laboratoriais: que tenham sido feitos pelo menos nos últimos 3 meses
- Mamografia e exame ginecológico: que tenham sido feitos pelo menos nos últimos 12 meses
- Oftalmológico: que tenha sido feito nos últimos 12 meses
- PSA: que tenha sido feito nos últimos 12 meses
Calendário de Convocação
Os servidores serão convocados em dois grupos, de acordo com o mês de seu nascimento:
- Grupo 1 – Nascidos de Janeiro à Junho: convocação dia 07/02/2022
- Grupo 2 – Nascidos de Julho à Dezembro: convocação dia 07/03/2022
A partir da data da convocação os servidores terão até o final de abril (grupo 1) e maio (grupo 2) para a conclusão de todos os exames e avaliações médicas necessários à emissão do ASO.
É importante ressaltar que apenas para a avaliação clínica final, com médico do trabalho, o servidor não poderá estar em período de férias.
Material de apoio explicativo
A Coordenadoria da Saúde de Qualidade de Vida (CSQV) irá realizar uma live na próxima segunda-feira (7) para esclarecer possíveis dúvidas dos servidores com relação aos exames médicos periódicos na UFR. Para tirar o máximo proveito deste momento, solicitamos aos servidores que leiam o material de apoio desenvolvido pela CSQV e, caso ainda possua dúvidas, anote para perguntar durante a live.
O encontro acontecerá por meio da plataforma Google Meet às 14h30 e não ficará gravada, uma vez que a plataforma Google Meet não oferece mais suporte à gravações desde janeiro de 2022. Para saber mais sobre esta mudança no serviço do Meet, acesse este endereço eletrônico.
Acompanhe a vídeo-chamada ao vivo por meio deste link. Para participar por telefone, disque +1 904-580-9947 e digite este PIN: 977 793 806#
Confira abaixo os documentos disponíveis para consulta e download produzidos pela CSQV: