UFR inicia implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

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Por Thiago Cardassi Publicado em: 29/01/2022 08:01 | Última atualização: 31/01/2022 10:01

A Universidade Federal de Rondonópolis inicia na próxima segunda-feira, 31 de janeiro, o processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFR. A ferramenta de protocolos online permitirá que as documentações e trâmites administrativos sejam gerenciados pela própria universidade.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e engloba um conjunto de módulos e funcionalidades capazes de promover maior eficiência administrativa. A instituição já vinha utilizando o sistema desde 2017, quando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tutora da UFR, optou pela sua adoção em todos os campi.

A familiaridade com a ferramenta tornará a transição um processo bastante orgânico. O Gestor do sistema SEI-UFR, Rodrigo Andrade da Silva, acredita que não haverá dificuldades na adaptação, uma vez que esta é apenas uma versão mais atual do sistema que já era conhecido e utilizado na instituição. A versão 4.0 do SEI traz uma série de melhorias de recursos em comparação ao módulo anterior, interface renovada e maior acessibilidade em dispositivos móveis. Confira um resumo de todas as alterações neste endereço eletrônico.

A adoção do SEI-UFR segue as determinações do planejamento estratégico da UFR e seu funcionamento é regimentado pela Resolução CONSUNI/UFR nº 45, de 14 de outubro de 2021. A administração do sistema está a cargo da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), enquanto as condições tecnológicas para sua utilização devem ser fornecidas pela Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC).

A Reitora em exercício da UFR, professora Antonia Marilia Medeiros Nardes, celebrou a novidade. “A criação do SEI-UFR corresponde a mais um avanço para a implantação definitiva da universidade, garantindo completa autonomia sobre a produção e circulação dos processos administrativos. A tramitação local de documentos via SEI promoverá maior transparência e segurança de nossas documentações, além de resultar em celeridade na localização, despacho e arquivamento de processos”, afirmou a Reitora.

 

Fase de transição

Durante o mês de fevereiro, ocorrerá uma fase de transição na qual o sistema antigo da UFMT e o novo estarão disponíveis e poderão ser utilizados concomitantemente. Neste período, os gestores da UFR deverão observar a necessidade de cadastro de novas unidades e a inclusão de usuários internos no sistema. Caso seja preciso, o gestor responsável por cada unidade poderá solicitar a inclusão de servidores, terceirizados ou estagiários da própria UFR, enviando um e-mail para a Gerência de Apoio Administrativo da PROPLAD por meio do contato gaa.proplad@ufr.edu.br, informando o nome completo, e-mail institucional (caso tenha), CPF, setor administrativo e cargo/função do usuário.

A partir do dia 7 de março, todos os novos processos deverão ser gerados exclusivamente por meio do ambiente SEI-UFR. Contudo, os processos que ainda estiverem abertos no antigo sistema poderão continuar sendo acessados e respondidos até que seja feita a conclusão dos trabalhos. O Gestor do SEI explica que, na condição de instituição tutorada, é de se esperar que seja necessário a intervenção da Universidade Federal de Mato Grosso em certos tipos de trâmites administrativos, o que será feito por meio do cadastro dos servidores da UFMT no SEI da UFR, informou Rodrigo da Silva. Para realizar a inclusão de um servidor externo, o gestor da unidade deve criar um processo do tipo “Acesso em Sistema” no SEI da UFR e incluir um Ofício simples descrevendo a motivação do cadastro, o nome completo, CPF, SIAPE, e-mail, cargo do usuário e a unidade na qual ele deverá ser vinculado. Por fim, o processo precisa ser enviado para a unidade “PROPLAD – GAA – SP – Supervisão de Protocolo”.

 

Acesso ao SEI e e-mail institucional

O Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal de Rondonópolis poderá ser acessado pelos usuários internos da instituição por meio do site sei.ufr.edu.br/. O login destes servidores, terceirizados e estagiários será feito através do CPF e senha do e-mail institucional. Por outro lado, os estudantes da universidade e usuários externos devem utilizar um endereço eletrônico diferente para autenticar seu acesso na plataforma. A partir de agora, os estudantes da UFR farão o login no SEI utilizando o nome de usuário e senha do e-mail @ufr.edu.br, o que torna a criação do e-mail institucional um processo indispensável para a vida acadêmica do estudante. Já os usuários externos devem acessar este endereço e escolher a opção Clique aqui para se cadastrar para criarem seu perfil de usuário.

Uma das principais vantagens do SEI-UFR é sua integração com a base de e-mails institucionais da universidade. O Pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gustavo Fachim, explicou que a base de estudantes cadastrados no SEI já foi migrada para a nova versão e que, a partir de agora, ao criar seu e-mail institucional, será automaticamente gerado um acesso ao SEI para o estudante ingresso, dispensando a necessidade de comprovação de identidade por meio de fotocópia de documentos. A medida é um avanço na rotina de processos da universidade que desburocratiza a vida do discente ao unificar os acessos institucionais ao e-mail @ufr.edu.br, que passa a ser a principal forma de identificação estudantil, comprovante de vínculo com a UFR e chave de acesso aos principais sistemas da universidade.

Caso o estudante ainda não possua seu e-mail institucional, é possível solicitá-lo por meio da aba “Serviços Digitais” na barra de atalhos do website da UFR, ou clique neste endereço para ser redirecionado para o ambiente de criação. O e-mail @ufr.edu.br garante acesso ao SEI e também uma série de vantagens à comunidade acadêmica UFR, como por exemplo:

 

 

Manuais, cursos abertos e outras informações

A página do SEI-UFR no site da universidade contém outras informações, legislação pertinente, uma série de manuais e cursos que poderão ser realizados por qualquer usuário para conhecer melhor e aprender a utilizar as ferramentas da plataforma. Em caso de dúvidas ou informações, é possível entrar em contato com a Supervisão se Protocolo, principal porta de atendimento ao SEI, por meio do e-mail protocolo@ufr.edu.br ou pelo telefone e whatsapp (66) 3410-4001.