Google Meet desabilita gravação de videochamadas

A Pró-reitoria de tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) da Universidade Federal de Rondonópolis  (UFR) informa que a Google não disponibiliza mais o recurso de ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 31/01/2022 16:01 | Última atualização: 31/01/2022 16:01

A Pró-reitoria de tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) da Universidade Federal de Rondonópolis  (UFR) informa que a Google não disponibiliza mais o recurso de gravação para o serviço de comunicação por vídeo Google Meet. Em setembro do ano passado, a comunidade acadêmica já havia sido notificada que a opção de gravação das videochamadas seria desabilitada.

Os recursos de gravação integram o conjunto de ferramentas exclusivas das versões pagas do pacote de ferramentas Google. O acesso temporário a estes recursos constituiu-se em uma política promovida pela empresa com o objetivo de promover maiores possibilidades de conexão remota durante a pandemia do novo coronavírus. Contudo, desde janeiro de 2022, a Google interrompeu a oferta destes benefícios para os planos básicos. A UFR continua disponibilizando gratuitamente à sua comunidade o pacote Google Workspace for Education Fundamentals, cujos benefícios podem ser conferidos por meio deste endereço eletrônico.

Como alternativa, a PROTIC sugere a utilização do aplicativo Microsoft Teams que oferece opções de videochamada, chat, gravação de vídeos, além de armazenamento de dados e integração com os aplicativos da Microsoft, tais como o Word, Power Point, Excel, One Drive, One Note, entre outros. O Teams integra o conjunto de ferramentas online do Microsoft 365, que também é disponibilizado gratuitamente aos membros da comunidade acadêmica da UFR por meio do e-mail institucional @ufr.edu.br.

Os estudantes que ainda não possuem seu e-mail institucional podem solicitá-lo por meio da aba “Serviços Digitais” na barra de atalhos do website da UFR, ou clicar neste endereço para ser redirecionado para o ambiente de criação. A Coordenadoria de Comunicação e Conteúdos Digitais, vinculada à PROTIC, disponibiliza os tutoriais abaixo que ensinam como utilizar o Microsoft Teams para realizar e gravar vídeo chamadas, fazer download e compartilhamento dos arquivos gravados:

TUTORIAL – Como utilizar o Microsoft Teams

TUTORIAL – Como realizar o download do vídeo gravado