UFR nomeia coordenadora geral do polo Universidade Aberta do Brasil (UAB)

UFR passou a integrar o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) neste ano e ofertará cursos de pós-graduação lato sensu em áreas prioritárias da formação de professores.
Por Thiago Cardassi Publicado em: 26/05/2022 09:05 | Última atualização: 27/05/2022 09:05

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) nomeou a coordenadora do polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A oficialização foi feita na última sexta-feira (20) por meio da Portaria Reitoria/UFR nº 138, nomeando a professora Ana Cristina Lobo Sousa com o mandato até 2026.

Criado em 2006, o Sistema UAB leva a universidade pública a locais distantes do país por meio da oferta de cursos na modalidade educação a distância (EaD). O objetivo do programa é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com a disponibilização de vagas prioritariamente voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a educação básica. Atualmente, são 121 mil alunos matriculados em 967 polos instalados em 850 municípios brasileiros.

A UFR passou a integrar o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) neste ano. Desta forma, a instituição ofertará cursos de pós-graduação lato sensu em áreas prioritárias da formação de professores. A Universidade conta com polos em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Paranatinga e Pontes e Lacerda. A reitora da instituição, professora Analy Castilho Polizel de Souza, observa que “a modalidade de ensino a distância é capaz de promover, não somente a ampliação da oferta de cursos e programas de educação, mas também a interiorização do ensino superior no país. É uma poderosa ferramenta, capaz de construir pontes de diálogo comprometidas com o acesso à educação e com a redução das diferenças sociais”.

As ações de credenciamento junto à Universidade Aberta do Brasil já estavam previstas pela UFR desde a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com a finalidade de ampliar a oferta de cursos e programas de educação, mas também a interiorização do Ensino Superior no país. A previsão é que seja criado um núcleo de educação a distância que, em termos operacionais, possa trabalhar de forma integrada com a estrutura administrativa e acadêmica da universidade.

Confirma abaixo o documento de nomeação da Coordenadora Geral do programa na UFR