UFR promove capacitação em Economia Verde Inclusiva

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), junto a um consórcio de instituições públicas de ensino superior, promove o curso de extensão Capacitação em Economia Verde ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 29/03/2022 16:03 | Última atualização: 29/03/2022 16:03

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), junto a um consórcio de instituições públicas de ensino superior, promove o curso de extensão Capacitação em Economia Verde Inclusiva – Preparando Inovadores do Amanhã. O programa terá duração de 40 dias, com início previsto para o dia 18 de abril. Serão ofertadas 400 vagas para participação na modalidade assíncrona de formação básica, com inscrições abertas por meio da página do evento até o dia 13 de abril ou até o preenchimento das vagas.

O objetivo deste curso é capacitar os participantes na identificação das problemáticas ambientais, socioculturais e econômicas que levam à necessidade da transição para a Economia Verde Inclusiva ao nível global e local, definindo os principais conceitos, agentes relacionados e estratégias de transição em diferentes cenários e setores. Ao final do curso, os participantes serão capazes de desenvolver uma proposta de ação em Economia Verde Inclusiva no formato de um Projeto Piloto.

O público-alvo prioritário são os alunos de graduação e/ou pós-graduação dos cursos superiores ofertados no estado de Mato Grosso que possuem interface com os setores de energias renováveis, turismo sustentável, ordenamento territorial e agricultura familiar, estendido às demais áreas do conhecimento. Caso o limite de vagas não seja preenchido, estas serão disponibilizadas para alunos das demais instituições de ensino do estado que não estão envolvidas no consórcio.

Para informações detalhadas a respeito do conteúdo programático do curso é possível acessar a página da Capacitação em Economia Verde Inclusiva. Outros dados também estão disponíveis pelo Instagram e pelo Facebook do curso.

Ação promovida por consórcio interinstitucional

A iniciativa é fruto da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE) em colaboração com o Governo do Estado de Mato Grosso (MT) e coordenada pela Universidade Federal de Mato Grosso, com o apoio do Escritório de Inovação Tecnológica e da Secretaria de Tecnologia Educacional da UFMT. A equipe técnica responsável pela concepção, elaboração e execução da capacitação é formada a partir de um consórcio das quatro instituições públicas de ensino superior do estado: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Os trabalhos são desenvolvidos com a colaboração da Coordenação de Assuntos Internacionais do Gabinete do Governo de Mato Grosso bem como do Escritório Técnico da PAGE em Mato Grosso. Conta com a supervisão da Assessoria de Economia Verde do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – UNITAR. A ação é alicerçada no PROFNIT – Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, promovido pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, que já se desenvolve em rede com as instituições do consórcio.