UFR firma parceria com mais duas fundações de apoio institucional

Por Thiago Cardassi Publicado em: 01/11/2022 19:11 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) firmou parceria com mais duas fundações de apoio institucional com o intuito de aprimorar e otimizar a gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação. A partir de agora, a Fundação de Apoio Universitário (FAU) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) tornam-se organizações conveniadas com a UFR. Junto à Uniselva, as três fundações contribuirão para o desenvolvimento e integração entre universidade, empresas e entidades governamentais. Os novos convênios foram autorizados pala Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e já estão em funcionamento desde setembro.

A Fundação de Apoio Universitário (FAU), é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, instituída em 1982 por servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que atua como escritório de projetos, viabilizando parcerias com o setor público e privado através de iniciativas de transferência de tecnologia. A FAU oferece serviços de assessoria na elaboração de propostas e levantamento de oportunidades externas de financiamento de projetos; gestão de Projetos de pesquisas; captação de congressos, seminários, simpósios; gerenciamento de cursos de pós-graduação e extensão; e administração de projetos de infraestrutura e desenvolvimento institucional.

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o avanço científico e tecnológico que existe desde 1984 e faz parte dos três primeiros parques tecnológicos do Brasil. A PaqTcPB tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo uma de suas funções dar suporte administrativo e finalístico aos projetos institucionais. Além disso, a instituição age como apoio técnico-administrativo para universidades, como agência de fomento à pesquisa, como interveniente na captação de convênios e como prestadora de serviços especializados voltados para a promoção de empreendimentos inovadores e ações centradas no desenvolvimento regional.

Desde o ano passado, a UFR já trabalhava com a Fundação Uniselva, parceria que continua sendo fortalecida com o passar do tempo. A Uniselva é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada por professores da UFMT em 2002 com a finalidade de apoiar as inúmeras atividades relacionadas à projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, mediante a gestão executiva, administrativa e financeira necessária à execução desses projetos.

O pró-reitor de planejamento e administração da UFR, professor Josemar de Oliveira, celebrou os novos acordos, uma vez que a experiência e conhecimento destas fundações ampliam as possibilidades de captação de recursos para a Universidade Federal de Rondonópolis. “Isso se reverte em mais investimentos para pesquisa, ensino, extensão e inovação, o que beneficiará nossa comunidade”. O professor também explico que “com a consolidação destes convênios todos ganham. As empresas parceiras da universidade ganham em razão da transferência de tecnologia e a universidade ganha pela movimentação de pesquisas, pela ampliação do saber-fazer e pelo ganho de recursos”.

Para a reitora da UFR, professora Analy Polizel, a ampliação das fundações de apoio disponíveis é uma vantagem estratégica por facilitar a capacitação de projetos em diferentes áreas do conhecimento. “Estamos muito felizes em poder contar com o apoio destas três entidades da maior competência e respeito. Trata-se de opções que a Universidade Federal de Rondonópolis oferece à comunidade acadêmica para dar o suporte necessário aos projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e empreendedorismo de nossa instituição”.

Para conhecer mais a respeito de cada uma das fundações, clique nas imagens abaixo para ser redirecionado para o sítio eletrônico de cada uma delas.