UFR e universidades chinesas propõem acordo de cooperação e intercâmbio

Por Thiago Cardassi Publicado em: 10/06/2022 18:06 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI), participou de reunião com o Gabinete de Relações Exteriores da província de Fujian, China. O encontro contou com a presença de diversas instituições do Estado representadas no Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (NURIMAT). O núcleo é formado pela UFR, UFMT, IFMT, UNEMAT e Casa Civil de MT.

A reunião aconteceu de forma online e teve o objetivo de propor parcerias entre as instituições de ensino superior dos dois países. As universidades chinesas de Fujian que participaram da reunião foram: Fujian University of Traditional Chinese Medicine; Quanzhou Teachers College; Xiamen University of Technology; Fujian Agricultural Vocational and Technical College; Xiamen City Vocational College.

Estas universidades manifestaram intenção de cooperar nas áreas da medicina tradicional chinesa, cultura chinesa, ensino da língua portuguesa, ecologia ambiental, conservação e assuntos hídricos, e ciência e tecnologia agrícola, entre outras. Essa é a terceira região da China a propor parcerias com Mato Grosso, depois de Sichuan e Guangdong.