UFR é uma das mais novas universidades no GCUB

Por Tiago Goto Publicado em: 27/12/2022 18:12 | Última atualização: 27/12/2022 18:12

Dia 22/12/2022, a Universidade Federal de Rondonópolis entrou no Grupo De Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, GCUB. O GCUB é considerado por diferentes instituições, governamentais e não-governamentais, localizadas nos cinco continentes, como uma das Associações Internacionais de Universidades mais atuantes e de reconhecido valor social, em função do trabalho desenvolvido no âmbito da cooperação internacional universitária. As instituições associadas ao GCUB participam de importantes programas de mobilidade, presenciais e virtuais, que permitem que, a cada ano, milhares de estudantes, professores, e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, tenham a oportunidade de aprimorar seus estudos, de desenvolver pesquisas, e de compartilhar valores e visões de mundo com pessoas de diferentes culturas. Professores, pesquisadores, e estudantes participam de dezenas de seminários, presenciais e virtuais, oferecidos anualmente, sobre temas atuais e relevantes para o Brasil e para os países parceiros. Experts participam de seminários temáticos em áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros, tais como nanotecnologia e nanociência; ecologia, evolução e conservação de ecossistemas diversos e ameaçados nos neotrópicos; energias renováveis; museologia; recuperação de patrimônios. A convite de órgãos governamentais e não-governamentais, localizados nos cinco continentes, Reitores(as) e demais Gestores das instituições associadas ao GCUB participam de inúmeras missões internacionais. O GCUB oferece diferentes cursos de formação específica em cooperação internacional universitária aos representantes das universidades associadas e instituições parceiras que atuam no setor de Relações Internacionais, ou que tenham interesse na área de cooperação internacional da Educação Superior. Devido às parcerias firmadas pelo GCUB, suas instituições associadas recebem descontos e bolsas em Mestrados Internacionais, desenvolvidos por instituições parceiras, como o Instituto de Gerontologia Médica da Espanha – IGERMED. O GCUB desenvolve o maior programa de formação de Mestres e Doutores da história das Américas: Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB. Além dos eventos promovidos pela Associação, durante todo o ano, professores e pesquisadores das universidades associadas ao GCUB participam de eventos, proferem palestras e atuam como professor/pesquisador visitante em instituições parceiras localizadas nos cinco continentes. O GCUB publica a série de e-books sobre Internacionalização do Ensino Superior, além de boletins mensais sobre Cooperação Internacional e Educação Superior.

mapa de associados.