UFR é contemplada em nova chamada pública de projetos de eficiência energética

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi mais uma vez contemplada em chamada pública de projetos de eficiência energética. Trata-se da Chamada 001/2020 da Energisa Mato ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 28/01/2021 13:01 | Última atualização: 28/01/2021 13:01

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi mais uma vez contemplada em chamada pública de projetos de eficiência energética. Trata-se da Chamada 001/2020 da Energisa Mato Grosso, com a finalidade de prospectar e selecionar propostas de projetos de uso racional de energia elétrica com vistas a integrar o Programa de Eficiência Energética – PEE da ENERGISA.

A UFR foi a terceira melhor colocada na chamada pública e contemplada com o valor de R$ 499.312,66. O projeto aprovado envolve a iluminação interna dos prédios cujas lâmpadas ainda não foram substituídas por LED e um sistema fotovoltaico de 70,06 kilowatt pico, que corresponde a produção de 6,08% da energia utilizada para alimentar o câmpus.

Em dezembro do ano passado, uma outra parceria entre a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e a Energisa Soluções, realizou a substituição das lâmpadas convencionais dos ambientes externos por luminárias de LED. A ação foi fruto da aprovação no Programa de Eficiência Energética (PEE) – ANEEL por meio de Chamada Pública ainda em 2019.

Na época, a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, declarou que a ação promovida pela parceria entre UFR e Energisa visava uma maior economicidade e eficiência energética para o campus, mas também um aprimoramento na luminosidade dos espaços comuns da universidade, o que implica em mais segurança para estudantes e servidores que transitam pelo campus durante a noite. Além disso, a medida também reflete um compromisso da instituição em promover uma maior sustentabilidade ambiental.