Institucional

UFR é contemplada com 75 bolsas para fomento de iniciação científica e tecnológica

Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/07/2024 11:07 | Última atualização: 18/07/2024 11:07
Edital beneficia quatro instituições de ensino superior de Mato Grosso

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi contemplada com 75 bolsas de graduação em edital de fomento à iniciação científica e tecnológica promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O vice-reitor da UFR, professor Renato Nataniel Wasques, e o secretário de inovação e empreendedorismo, professor Fábio Nishimura, participaram da cerimônia de lançamento do edital, realizada nesta quarta-feira (17), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá-MT.

O edital prevê um investimento total no valor de R$ 6,8 milhões nas quatro instituições de ensino superior público do estado: Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

Durante o evento também foi realizado o lançamento do edital Tecnova III, parceria entre o Governo Estadual, por meio da Fapemat, e a Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (Finep), que disponibilizará R$ 8,5 milhões em recursos para apoiar empresas mato-grossenses no desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores. O objetivo do edital é beneficiar até 20 empresas do estado, que poderão receber R$ 425 mil cada para o desenvolvimento de ações de inovação.

“A previsão é que essas empresas paguem bolsas para pesquisadores, professores e pós-graduandos. Então é um instrumento que visa articular academia, universidade, setor governamental e setor privado. É uma conexão muito bem-vinda para a Universidade Federal de Rondonópolis”, destaca o vice-reitor da UFR.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, o presidente da Finep, Celso Pansera, os reitores da UFMT, professor Evandro Soares, do IFMT,  Júlio César dos Santos, e a reitora da Unemat, Vera Maquêa.

O vice-reitor da UFR, professor Renato Nataniel Wasques, e o reitor da UFMT, professor Evandro Soares