Integridade

UFR divulga orientações da CGU sobre como utilizar canais de denúncia

Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/07/2023 17:07 | Última atualização: 28/07/2023 16:07

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Gestão de integridade, divulga o Guia Lilás, material de orientação desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) a respeito do uso adequado e efetivo dos canais de denúncia de atos de assédio e discriminação na administração pública federal.

O documento serve de referência às ouvidorias do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SisOuv) e integra a Política de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Poder Executivo Federal.

A UFR participa do SisOuv por meio da plataforma Fala.br, canal de atendimento destinado à estudantes, servidores e comunidade externa. Por meio da ouvidoria da UFR qualquer cidadão pode protocolar uma manifestação, que podem se caracterizar enquanto denúncias, solicitações, sugestões, reclamações, elogios e sugestões de simplificação referentes aos serviços públicos que envolvam ações de servidores e unidades da instituição.

A Ouvidoria da UFR, instituída pela Resolução CONSUNI/UFR nº49, de 23 de fevereiro de 2022, possui a finalidade de contribuir para o desenvolvimento institucional, oferecendo à comunidade universitária e à sociedade uma forma de comunicação com as diversas instâncias administrativas e acadêmicas da instituição.

Para orientar a correta utilização destes procedimentos, a CGU delineou um protocolo específico por meio do Guia Lilás. Desta forma, o material esclarece como proceder em casos de assédio moral, sexual ou discriminação, assim como orienta agentes públicos sobre o tratamento das denúncias.

A iniciativa busca promover o aperfeiçoamento dos processos de tratamento de manifestações relacionadas a assédio e discriminação, bem como contribui com o desenvolvimento de uma cultura institucional mais consciente dos problemas advindos de tais condutas. Os impactos imediatos da medida estão relacionados à detecção de casos de assédio e discriminação, estendendo-se a uma dimensão preventiva ao reforçar os mecanismos de integridade das instituições.

Para conhecer a ouvidoria da UFR e as possibilidades de manifestação, clique neste endereço eletrônico. O acesso rápido para a ouvidoria também está no cabeçalho do sítio eletrônico da universidade e pode ser acessado facilmente.

Clique aqui  para conhecer o Guia Lilás na íntegra.