UFR divulga campanha da CGU a respeito da conduta íntegra no serviço público

Conduta íntegra é o novo tema da campanha Integridade no Governo Federal promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Com o objetivo de apoiar os órgãos e as entidades ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/03/2022 11:03 | Última atualização: 30/03/2022 11:03

Conduta íntegra é o novo tema da campanha Integridade no Governo Federal promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Com o objetivo de apoiar os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal, a CGU periodicamente explora novos temas que contribuem para a implementação de Programas de Integridade nas instituições públicas, disponibilizando conteúdos técnicos e materiais gráficos que abordam questões como assédio moral, assédio sexual e responsabilização de agentes públicos e de pessoas jurídicas.

Neste mês, o tema da campanha discute o é uma conduta íntegra, apresentando-a como elemento transformador de pessoas e da organização. O argumento é que abordagens tradicionais baseadas na criação de mais regras, conformidade mais rigorosa e cumprimento mais rígido têm eficácia limitada. Diante desta questão, a CGU propõe o fortalecimento da integridade pública como resposta estratégica e sustentável à corrupção.

A Integridade pública deve ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visam a fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente. Este é um dos principais pilares das estruturas políticas, econômicas e sociais e, portanto, é essencial ao bem-estar econômico e social e à prosperidade dos indivíduos e das sociedades como um todo.

A gestão da integridade é considerada componente fundamental da boa governança, condição que dá às outras atividades de governo não apenas legitimidade e confiabilidade, como também eficiência. Uma gestão da integridade bem desenvolvida, onde todos os sistemas (correição, controles internos, gestão da ética, dentre outros) são bem coordenados, favorece os agentes públicos a tomarem decisões em função de critérios técnicos, e não com base em interesses particulares, o que, por sua vez, aumenta a qualidade na prestação dos serviços públicos.

Promover uma cultura de integridade no serviço público é requisito essencial para o aumento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições. Manter um alto nível de integridade e desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores padrões de conduta constitui política pública fundamental a ser constantemente promovida e incentivada pelos governantes e gestores.

Saiba mais sobre o novo tema da da campanha Integridade no Governo Federal por meio do sítio eletrônico da Controladoria-Geral da União (CGU) ou entre em contato com a Gestão de Integridade da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) por meio do contato integridade@ufr.edu.br ou pelo telefone (66) 3410-4169.

Recomendação de Integridade Pública da OCDE

Manual de Integridade Pública da OCDE