UFR debate práticas de inclusão e acessibilidade de pessoas autistas

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove nesta sexta-feira (18), às 14h (MT), o evento Autismo: vamos ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 17/03/2022 08:03 | Última atualização: 17/03/2022 11:03

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove nesta sexta-feira (18), às 14h (MT), o evento Autismo: vamos falar sobre isso? A iniciativa é fruto de uma parceria entre a universidade e o Instituto Nuvem que tem como objetivo suscitar reflexões a respeito do autismo que possam produzir boas práticas de inclusão e acessibilidade no âmbito do ensino, sensibilizando os docentes da instituição para um melhor entendimento da condição autista.

O evento será realizado de forma presencial, no Auditório do Bloco D, e será composto por um momento de bate-papo seguido de perguntas com a neuropsicóloga Priscila Leiva Duarte, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, neuromodulação e reabilitação neurocognitiva. A participação é gratuita e fornecerá certificado para aqueles que estiverem presentes, não sendo necessário realizar inscrição prévia.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Claudinéia de Araújo, explicou que a ideia para o evento surgiu de uma demanda interna da própria instituição. A Diretoria de Assuntos Estudantis tem estabelecido diálogos com todas as faculdades e institutos para conhecer as principais demandas da universidade com relação à vivência estudantil. Durante levantamento realizado com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a promoção de uma maior acessibilidade e a desmistificação das narrativas sobre o espectro autista foi uma das maiores preocupações dos professores e uma urgência a ser contemplada pela instituição.

A professora ainda enfatizou que “[…] a PROEXA deseja ouvir o que as pessoas desejam da nossa Pró-reitoria para que possamos caminhar sempre juntos. Neste momento, a principal demanda surgida foi uma espécie de capacitação para o atendimento de estudantes com autismo. Contudo, a comunidade acadêmica tem demonstrado interesse em também conhecer e receber orientações sobre outras práticas de acessibilidade e inclusão. Nós começamos com a discussão em torno do autismo, mas já estamos pensando na apresentação de outros temas relevantes como o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDH), a linguagem e interpretação de libras, entre outros…”,

As ações para promoção de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Rondonópolis, no qual a UFR se propõe a desenvolver uma política institucional que se comprometa com mudanças em suas atividades administrativas e pedagógicas com a readequação de práticas de ensino, visando entender as especificidades e diversidade de sua comunidade acadêmica.

Para mais informações é possível entrar em contato com a PROEXA por meio do telefone (66) 3410-4060