UFR celebra o Dia Nacional do(a) Pedagogo(a)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/05/2024 17:05 |

Nesta segunda-feira (20), celebra-se o Dia Nacional do(a) Pedagogo(a), data que homenageia os profissionais que atuam na área da Educação, reconhecendo a dedicação e relevância de seus saberes. A data foi instituída pela Lei nº 13.083 de 2015 de forma a valorizar o trabalho daqueles que enfrentam desafios constantes para proporcionar uma educação de qualidade a todos os brasileiros.

Neste Dia Nacional do(a) Pedagogo(a), reconhecemos o compromisso desses profissionais com a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. As pedagogas e pedagogos desempenham papel fundamental no campo do ensino-aprendizagem, atuando em diferentes níveis e contextos, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. São profissionais capacitados para planejar, orientar e mediar processos educacionais, buscando sempre promover a qualidade e o desenvolvimento de espírito crítico dos estudantes.

A educação voltada para a emancipação social é um dos pilares do patrono declarado da educação brasileira, professor Paulo Freire. Símbolo da democratização do acesso ao conhecimento e promoção do pensamento crítico, Paulo Freire é um dos pensadores mais citados no mundo e autor de vasta obra na qual desenha uma proposta de ensino horizontal, emancipatório e cidadão. Para o professor, ensinar não é apenas um ato de transferir conhecimento, mas aquilo capaz de criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Seguindo estes caminhos, os licenciados em pedagogia surgem como profissionais que atuam de forma consciente, de modo a compreender e operacionalizar a educação em seu contexto social, econômico e político. Desta forma, seu fazer profissional pode ser considerado vetor de promoção de uma sociedade equitativa e plural que, através do conhecimento, concede à seus atores ferramentas que possam posicioná-los criticamente frente às relações de poder em que estão inseridos, desenvolvendo saberes próprios, que reflitam as singularidades e urgências de sua comunidade.

Na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o curso de licenciatura em Pedagogia está lotado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e foi criado no ano de 1981. Desde então tem formado profissionais competentes e comprometidos com a equidade e o pensamento crítico.