UFR celebra o Dia Internacional das Mulheres e reforça seu compromisso com a equidade

Neste 8 de março, a Universidade Federal de Rondonópolis celebra o Dia Internacional das Mulheres junto à sua comunidade, reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero. ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/03/2021 17:03 | Última atualização: 08/03/2021 17:03

Neste 8 de março, a Universidade Federal de Rondonópolis celebra o Dia Internacional das Mulheres junto à sua comunidade, reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero. A presente data representa um marco histórico no reconhecimento de direitos e liberdades políticas, resistência e igualdade de condições profissionais e sociais para mulheres de todo o mundo.

A UFR acredita que a educação tem importante papel a cumprir nesta luta, produzindo ferramentas práticas e teorias de enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais. A defesa pela ampliação de acesso ao Ensino Superior gratuito público, gratuito e socialmente referendado é também um investimento pela emancipação profissional, ascensão social e garantia de respeito das mulheres brasileiras.

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, emitiu uma nota ressaltando a importância da data para a universidade:

“A história da nossa sociedade dependeu, em grande relevância, da garra de mulheres corajosas que acreditaram em uma sociedade igualitária em que pudessem mostrar suas capacidades e potencialidade de transformar a sociedade, colaborando para o seu desenvolvimento. Muitas lutas foram travadas para que hoje fossemos livres. A tragédia das mais de 100 mulheres ocorrida em 25 de março de 1911 será sempre lembrada como inspiração para enfrentarmos momentos adversos e seguirmos firmes na certeza que venceremos os obstáculos que se puserem em nossa frente. Hoje é um dia de reflexão que demonstra nosso respeito e reforça nossa batalha diária na construção de uma sociedade integralmente justa e igualitária para os direitos das mulheres. Meu singelo parabéns a todas, em especial às mulheres da família UFR”, declarou a reitora.