UFR celebra o dia das médicas e médicos

Por Thiago Cardassi Publicado em: 19/10/2023 17:10 |

Nesta quarta-feira (18), foi celebrado o Dia do Médico, data que honra e reconhece a dedicação e o compromisso dos profissionais de saúde que desempenham papel fundamental na preservação da vida e no cuidado da saúde da população. Celebrado em diferentes datas em diversos países, a ocasião geralmente está relacionada ao dia 18 de outubro, que é dedicado ao patrono da medicina, São Lucas.

Os médicos cumprem uma função social de grande importância nas sociedades. Eles trabalham para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, mantendo a população saudável e segura. Além disso, as pesquisas médicas contribuem de maneira determinante para o avanço de novas formas de tratamento e cura das mais variadas enfermidades.

O Dia do Médico também é uma oportunidade para destacar o papel essencial das universidades na formação desses profissionais. Na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o curso de medicina oferece uma base sólida de formação. No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado com todos os cursos de medicina do Brasil, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) obteve o conceito máximo (nota 5), conquista alcançada por apenas 19 programas em território nacional. A nota posicionou a UFR em 5º lugar no Conceito Enade contínuo, que classifica o nível de excelência dos 232 cursos de medicina do país.

O Dia do Médico nos lembra que a medicina é uma profissão que transcende o simples ato de cuidar da saúde física. Envolve empatia, compaixão e um profundo compromisso com o bem-estar humano. É uma oportunidade para celebrar esses profissionais e agradecer por suas contribuições para a saúde e o bem-estar de todos. Portanto, a Universidade Federal de Rondonópolis agradece e parabeniza a cada um de seus profissionais médicos, todo o corpo docente do curso de medicina e os estudantes da instituição.