UFR celebra dia Mundial do Meio Ambiente

Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/06/2023 16:06 |

Nesta segunda-feira (5), celebrou-se o dia Mundial do Meio Ambiente, evento designado para promover a conscientização a respeito da urgência na preservação da ecologia do planeta. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, e nas últimas cinco décadas, as comemorações do dia Mundial do Meio Ambiente ampliaram-se e tornaram-se uma das maiores iniciativas globais para a sensibilização ambiental. Neste ano, o foco do evento foram propostas de soluções para a poluição plástica.

Para destacar a importância do dia, professores e estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) uniram-se a estudantes da rede municipal de ensino e integrantes de organizações não governamentais em uma ação de educação ambiental promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e pelo Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear) do município de Rondonópolis.

A coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da (UFR) professora Simoni Loverde, explica que a parceria entre Semma e UFR contou com a participação de docentes e estudantes dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas da instituição que reuniram-se em área localizada na Avenida Rio Branco, no no Jardim Residencial Padre Lothar, para realizar o plantio de 1000 mudas de árvores de espécies típicas do Cerrado.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Karmila Carvalho, destacou que “a arborização urbana desenvolve melhorias, como a regulação do clima, diminuição da poluição, proteção da água e da biodiversidade e ainda garante uma cidade mais verde, mais agradável para se viver”. Para contribuir com esse processo, todo cidadão rondonopolitano é capaz de contribuir com o plantio de árvores em suas próprias residências. Para isso, é possível ir até a Semma com um comprovante de residência e documentos pessoais e retirar até duas mudas de plantas típicas do Cerrado no viveiro municipal de Rondonópolis, comentou a secretária.