UFR celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com participação em semana temática

Por Thiago Cardassi Publicado em: 05/06/2024 17:06 | Última atualização: 05/06/2024 17:06

Nesta quarta-feira (5), celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Nas últimas cinco décadas, o evento cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais de divulgação ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam on-line e por meio de atividades, eventos e ações presenciais em todo o mundo. Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial e ameaçando cerca de metade do PIB global (US$ 44 trilhões). O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 – sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.

Para destacar a importância do dia, professores e estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram da Semana do Meio Ambiente, evento promovido Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis e parceiros. A programação ocorre entre os dias 3 e 7 de junho, com diversas atividades voltadas para todos os públicos, com destaque para a crianças e comunidades rurais e indígenas. Dentre as ações que serão realizadas, haverá uma série de plantios de mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado em locais diferentes da cidade, totalizando 400 exemplares.

A iniciativa ocorre em parceria com o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e com a Polícia Militar Ambiental e tem como apoiadores a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a Prefeitura de Rondonópolis, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), empresas e cooperativas.