UFR celebra dia do(a) Geógrafo(a)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 29/05/2024 11:05 |

Nesta quarta-feira, 29 de maio, celebra-se o Dia do Geógrafo, data que homenageia os profissionais que se dedicam ao estudo e análise das características da Terra, seus fenômenos naturais, a distribuição da população e dos recursos, entre outros aspectos fundamentais da geografia. O dia foi escolhido em referência à criação do Instituto Nacional de Estatística, o atual Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1936.

A Geografia aborda o conjunto de sistemas de objetos e sistemas de ações que formam o espaço de forma indissociável. Por esta razão, seus estudos não se limitam à geografia física (relevo, vegetação, clima), mas também analisam a maneira com que as populações se relacionam com o ambiente e ocupam espaços rurais e sociais. Entre os eixos atravessadores dos estudos da geografia é possível encontrar uma diversidade de temas amplos e politicamente relevantes como política, ecologia, diversidade cultural, étnica, racial, sexual, de gênero, e todo tipo de questões que atravessam não apenas o espaço como as comunidades que os habitam.

Os geógrafos são pesquisadores e professores que desempenham papel fundamental na compreensão e preservação do planeta. Desde a antiguidade, os geógrafos têm sido os cartógrafos do conhecimento humano, mapeando relevo e dinâmicas sociais. Além disso, eles desempenham um papel crucial no planejamento urbano, na gestão de recursos naturais e na formulação de políticas públicas que visam a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico. Seu conhecimento é essencial para enfrentar os desafios globais do século XXI, desde a busca por soluções para a crise climática até a promoção da justiça espacial e da inclusão social.

Na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o curso iniciou suas atividades em 1986, com a criação da Licenciatura Plena em Geografia. Desde 2013 a instituição conta com um programa de mestrado em Geografia com as linhas de pesquisa: Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental; e Planejamento e Gestão Territorial.