UFR celebra 5 anos de sua Lei de Criação

Por Thiago Cardassi Publicado em: 21/03/2023 17:03 | Última atualização: 21/03/2023 17:03

Nesta segunda-feira, 20 de março, a Universidade Federal de Rondonópolis celebra 5 anos da sua lei de criação. A instituição é a segunda universidade pública federal do Estado de Mato Grosso, mas recebe anualmente estudantes de todo o Brasil.

Sua história se confunde com a própria trajetória do Ensino Superior na região, já que a universidade cresceu e se desenvolveu a partir do primeiro centro pedagógico de Rondonópolis. Com a divisão do Estado de Mato Grosso em 1979, o centro foi incorporado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que havia sido criada em 1970.

A criação da UFR, ocorrida em 2018, é fruto de um longo processo de mobilização da comunidade acadêmica e dos habitantes do sudeste do estado, que aguardavam há muito tempo a consolidação de uma universidade autônoma que atendesse diretamente às demandas da região.

Hoje, a Universidade Federal de Rondonópolis conta com 19 cursos de graduação, aproximadamente 3.000 estudantes, 8 programas de mestrado, 2 residências multiprofissional e outros programas especialização. Novos cursos estão prestes a serem lançando e outros tem sido estudados como possibilidades de implantação.

Desde que se tornou independente, a UFR tem se destacado nos indicadores avaliativos do Ministério da Educação e guias do estudante, o que demonstra sua excelência acadêmica e a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição. Seus professores, técnicos e equipes terceirizadas têm trabalhado arduamente para produzir um ambiente acolhedor, funcional, conhecimento de relevância e projetos de extensão que tragam benefícios reais à população local, contribuindo, assim, para o avanço da ciência e para o desenvolvimento sustentável do país.

Além disso, a UFR tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da economia local por meio da formação de profissionais capacitados e da realização de pesquisas aplicadas aos problemas da região. Desta forma, a universidade tem demonstrado como a educação superior pode ser transformadora para os jovens e adultos tornarem-se agentes de mudança em suas comunidades, no país e no mundo.

Ao considerar o tripé ensino, pesquisa e extensão, a instituição estabelece como objetivos atender aos anseios locais, garantir o desenvolvimento sustentável; formar indivíduos na perspectiva humana, produzir, preservar e divulgar conhecimento de qualidade e desenvolver atitudes e competências que possam garantir um desempenho profissional exemplar, crítico e ético, tendo como norteadores a ampliação do acesso ao ensino superior; o compromisso de inclusão social; o desenvolvimento regional integrado; fortalecimento das políticas públicas; e o incentivo à inovação e geração de novas tecnologias.