Institucional

UFR assina termos para desenvolvimento sustentável do agrossistema de Mato Grosso

Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/08/2022 09:08 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) assinou recentemente dois termos de colaboração junto a entidades de pesquisa e do agronegócio no estado de Mato Grosso com o objetivo de impulsionar a cultura da inovação e do desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Em julho, a reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, participou de reunião em Cuiabá para debater ações do Plano de Agropecuária de Baixo Carbono (Plano ABC+) no Estado. Entre as 26 lideranças presentes, a UFR foi a única instituição de ensino de Mato Grosso que aderiu ao Comitê Gestor Estadual em prol de ações para garantir a implantação de práticas de manejo, usos sustentáveis dos recursos naturais e tecnologias de produção com vistas a adaptação à mudança do clima e redução de emissão de gases do efeito estufa. O grupo será responsável pela implementação do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+ MT).

Nesta última terça-feira (9), a UFR assinou um protocolo de intenções junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). O acordo foi firmado entre a universidade e outras entidades da iniciativa pública e privada, governo, instituições de educação superior e pesquisa e organizações representativas do setor agroindustrial com o objetivo de estimular a pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e internacionalização de novos negócios voltados à agropecuária que estejam comprometidos com a sustentabilidade do setor.

De acordo com reitora, os dois termos reforçam o papel da Universidade Federal de Rondonópolis na participação e no desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica no agrossistema brasileiro, especialmente no Mato Grosso, viabilizando a abertura cada vez maior de projetos em parcerias com diversas instituição de pesquisa e desenvolvimento.