UFR assina Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/09/2022 12:09 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) assinou na semana passa o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).

O termo assinado tem por objeto viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação e cursos técnicos na área da saúde e de vagas de Residências em Saúde, no município de Rondonópolis, estado de Mato Grosso, com garantia de estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campo de prática, mediante a integração ensino-serviço nas Redes de Atenção à Saúde.

Para as instituições de ensino o COAPES organiza e assegura a inserção dos estudantes na Rede SUS através de uma pactuação transparente e com maior estabilidade. O contrato também é um dispositivo importante para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, que na área da saúde tem indicado a necessidade da integração com o SUS. Além disso, com a reformulação dos indicadores de a avaliação das instituições de ensino e cursos da área da saúde no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) o COAPES entra como um dos critérios de qualificação do indicador que avalia a inserção do curso no SUS.