UFR Aprova Projetos de Pesquisa na Chamada Universal do CNPq/MCTI

Por Maria Gabriela Sampaio Publicado em: 12/12/2023 08:12 | Última atualização: 12/12/2023 08:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) aprova dois projetos de pesquisa no âmbito da Chamada Universal CNPq/MCTI Nº 10/2023. A chamada foi promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os projetos aprovados serão coordenados pelo Professor Fabio de Lima Muniz do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, na Faixa A (Grupos Emergentes), intitulado “A biodiversidade está sendo barrada? Avaliação dos impactos de Pequenas Centrais Hidrelétricas na Bacia do Rio São Lourenço com uso de DNA Ambiental”, e pelo Professor Mario Luiz Santana Junior, do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, na Faixa B (Grupos Consolidados), intitulado “Implementação de seleção genômica para adaptabilidade em bovinos Angus-Brangus”. O aporte financeiro destinado a esses projetos alcança o expressivo valor de R$ 320.500,00 (trezentos e vinte mil e quinhentos reais).

Os recursos alocados pelo CNPq aos projetos aprovados viabilizarão a execução de ações de custeio, tais como a aquisição de materiais de consumo, contratação de serviços, viagens e diárias. Bem como pagamento de bolsas de pesquisa  nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) e Apoio Técnico (AT). Além disso, os recursos também servirão para aplicação em capital, destinada à aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o uso nos projetos aprovados, contribuindo também na melhoria de infraestrutura da pesquisa institucional.