Termina nesta sexta (24) prazo para aprovados no Enem se inscreverem no SISU

Por Thiago Cardassi Publicado em: 24/02/2023 10:02 | Última atualização: 24/02/2023 10:02

A Universidade Federal de Rondonópolis informa que encerra nesta sexta-feira (24) o prazo para inscrição na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023) do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) oferta 771 vagas em 18 cursos de graduação presenciais, sendo 381 vagas para ampla concorrência e 390 nas diferentes modalidades de ações afirmativas.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação no Enem são selecionados de acordo com suas notas no exame. As inscrições devem ser feitas diretamente no sítio eletrônico do Sisu 2023.

A UFR disponibilizou um banner na página inicial da universidade contendo o edital do processo seletivo, cronograma de datas importantes e todos os procedimentos necessários para participar. No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de vagas, colocando em ordem de preferência a instituição de educação superior participante, o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência.

Ações afirmativas e bonificação estadual na UFR

Os estudantes terão oportunidade de se candidatar em vagas reservadas, conforme dispõe a Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais. O edital prevê a distribuição das vagas conforme critérios de renda familiar, ensino médio cursado em escolas públicas e autodeclaração de pretos, pardos ou indígenas, ou pessoas vivendo com algum tipo de deficiência. Os candidatos que não se enquadrarem em nenhum tipo de vaga reservada podem concorrer na situação de ampla concorrência.

Além disso, a UFR oferece nesta edição do SiSU a Bonificação Estadual com um acréscimo de 15% sobre a média final do Enem 2022 para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas do estado de Mato Grosso. Para ter acesso à Bonificação Estadual os candidatos interessados deverão optar por essa ação afirmativa da UFR no ato da inscrição no Sisu 2023 1ª edição, e concorrerão às vagas da Ampla Concorrência.

Quadro de vagas dos cursos regulares de graduação

CURSOVAGAS ANUAISTURNO DE FUNCIONAMENTOINTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
ADMINISTRAÇÃO – Bacharelado53Noturno8 a 12semestres
BIBLIOTECONOMIA – Bacharelado43 Noturno 4 a 8anos