SECRI divulga resultado de Edital de Apoio à Pesquisa e Internacionalização

Por Thiago Cardassi Publicado em: 10/03/2023 15:03 | Última atualização: 10/03/2023 15:03

A Secretaria de Relações Internacionais (UFR) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), divulgou o resultado do Edital de Apoio à Pesquisa e Internacionalização, em conjunto com a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGP) e Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD).

Visando o alcance dos objetivos e metas previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025) da instituição, o edital teve o objetivo de apoiar pesquisadores, via auxílio financeiro aos projetos de pesquisa ativos e regulares que contribuem para avanços da internacionalização nos indicadores institucionais de produção técnico-científica e para o desenvolvimento e inovação em todas as áreas de conhecimento. Foram priorizadas as ações de internacionalização nos eixos que envolvem: (i) pesquisa e inovação, (ii) ensino e (iii) gestão.

O incentivo à Pesquisa e Internacionalização busca a promoção de acordos de cooperação internacional entre a UFR e as instituições parceiras, os quais poderão viabilizar a mobilidade acadêmica para os alunos e servidores das instituições, assim como a melhoria nos indicativos dos programas de pós-graduação e da internacionalização da UFR. A SECRI disponibilizará o apoio necessário para a realização de tais acordos.

Os projetos de pesquisadores da UFR contemplados pelo edital, juntamente com os colaboradores de instituições estrangeiras são:

“Associação genética entre características produtivas de vacas da raça Nelore“, projeto da pesquisadora da UFR, Annaiza Braga Bignardi, em parceria com o pesquisador externo Alberto Menendez-Buxadera, da Universidad de Córdoba (Espanha);

“Influência da Organização do Espaço Sobre a Conservação das Paisagens e Mobilidade das Espécies Silvestres Nativas na Área do Corredor Ecológico da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço no Sudeste de Mato Grosso/Brasil.”, projeto do pesquisador da UFR, Jeater Waldemar Maciel Correa Santos, em cooperação com o pesquisador externo Mark Dominic Edmund Fellowes, da University of Reading (Inglaterra).

“Efeitos genéticos do estresse térmico durante o final da gestação sobre características de crescimento de bovinos de corte”, projeto do pesquisador da UFR, Mário Luiz Santana Júnior, em cooperação com o pesquisador externo Luiz Fernando Brito, da Purdue University (EUA);

“Instrumentação e Modelagem Aplicada à Engenharia Agrícola: Agricultura 4.0”, projeto do pesquisador Tonny José Araújo da Silva, em parceria com o pesquisador externo Marcio Nunes, da University of Florida (EUA).

Segue abaixo o resultado do Edital SECRI/UFR n° 4, de17 de outubro de 2022: