Internacional

SECRI divulga Edital para oferta de cursos virtuais da UFR destinado à alunos estrangeiros

A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) da Universidade Federal de Rondonópolis divulga o Edital para participação no Programa de mobilidade virtual internacional da ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 19/04/2021 14:04 | Última atualização: 19/04/2021 14:04

A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) da Universidade Federal de Rondonópolis divulga o Edital para participação no Programa de mobilidade virtual internacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O objetivo do presente edital é selecionar cursos oferecidos por Instituições Federais de Ensino Superior a parceiros internacionais na modalidade virtual para comporem o programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES, de forma a estabelecer uma ação de internacionalização do Ensino Superior Brasileiro na esfera federal.

Os cursos devem obrigatoriamente ser ofertados em língua estrangeira, preferencialmente em inglês, francês ou espanhol. Serão aceitos cursos em língua portuguesa, desde que sejam cursos de PLE/PLA (Português como língua estrangeira/adicional), voltado para público estrangeiro, em geral, ou para áreas específicas (Português para medicina, português para sobrevivência, etc.).

Os cursos deverão acontecer nos meses de julho e agosto, contabilizando um total de seis semanas consecutivas, em datas a serem definidas pelos respectivos ministrantes. Podem ser ofertados cursos em todas as áreas do conhecimento, desde que o conteúdo esteja relacionado com a temática “Brasil”, considerando um ou mais dos seguintes elementos, porém não se restringindo a eles: língua, cultura, economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, e/ou questões sociais brasileiras.

Os cursos virtuais poderão ser desenvolvidos tanto de forma síncrona, assíncrona ou híbrida. Ficará a critério do ministrante definir a carga horária do curso, a plataforma específica a ser utilizada e os canais de interatividade do curso (ambientes de compartilhamento entre professor/alunos e alunos/alunos). O ministrante também decidirá o número de vagas ofertadas (entre 20 e 50). Serão reservadas para estudantes internacionais 70% das vagas disponíveis. Estudantes brasileiros poderão ocupar 30% das vagas ou mais, se houver vagas disponíveis após a inscrição dos estudantes internacionais.

O ministrante deverá ofertar o curso através do SIEX. Neste caso, ele receberá da ANDIFES a lista de estudantes inscritos para poder incluir na plataforma. A certificação tanto do ministrante quanto dos participantes será expedida pela UFR em conjunto com a ANDIFES.

A UFR poderá indicar até 4 (quatro) cursos para participação no Programa. O professor interessado em submeter um curso para participar do programa deverá preencher o formulário disponível neste endereço eletrônico até o dia 9 de maio de 2021.

Se houver mais de 4 (quatro) submissões para este primeiro edital do Programa, a Comissão de Relações Internacionais (CRI) definirá quais os cursos serão submetidos no presente edital, considerando-se:

1) aderência ao Edital da ANDIFES (3433346); 2) o maior número de vagas ofertadas; 3) a titulação e produção científica do ministrante; 4) diversidade de temas abordados.

Para maiores informações ou esclarecimentos, favor entrar em contato com a SECRI pelo e-mail: internacional@ufr.edu.br

Acesse abaixo o edital na íntegra, disponível para download:

Edital ANDIFES – Destino Brasil