Reitora da UFR participa de reunião com Presidente e reitores de todo país

Por Thiago Cardassi Publicado em: 19/01/2023 18:01 | Última atualização: 19/01/2023 18:01

Nesta quinta-feira (19), a Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, professora Analy Castilho Polizel de Souza, participou da reunião com o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, junto dos reitores das universidades e institutos federais de todo o país. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto à convite do Presidente e do Ministro da Educação, Camilo Santana, que conduziram o evento.

A pauta da reunião foi o “diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país“, e teve como objetivo apresentar as propostas e posicionamentos do governo federal. O Presidente garantiu que autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) será respeitada, prometeu realizar encontros anuais com os reitores e cobrou responsabilidade na administração dos recursos públicos.

A Reitora da UFR avaliou o encontro como positivo e reforçou a importância do papel da ciência e da tecnologia para o produção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a educação seja respeitada como elemento transformador do mundo. “Diálogo foi uma palavra-chave neste encontro. Esta aproximação das Ifes com o governo federal é muito bem-vinda e facilitará a promoção do ensino superior no país”, considerou a Reitora.

Entidades representativas também foram convidadas como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Também estiveram presentes a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o Ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A reunião foi transmitida ao vivo por meio do meio do canal do youtube da TVBrasil:

O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão

O Reitor da UFAPE, Airon de Melo; a Reitora da UFR, Analy Polizel; o Ministro da Educação, Camilo Santana; e a Reitora da UFRJ e Secretaria de Educação Superior, Denise de Carvalho.

A Reitora da UFR e o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.