REITORIA: UFR inicia seus trabalhos e discussões sobre governança administrativa em reunião histórica

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 04/04/2024 14:04 |

Na última semana, a Universidade Federal de Rondonópolis realizou uma reunião histórica voltada para a governança institucional. Esta foi a primeira vez que a Comissão Interna de Governança se reuniu exclusivamente para discutir e delinear diretrizes sobre governança.

O encontro marcou o início de um processo fundamental para a instituição, que compromete a sistematizar todos os detalhes relacionados à governança, incluindo regulamentos e operacionalizações, que serão realizados para os anos de 2024 e 2025. A criação dessa comissão dedicada reflete o compromisso da universidade em fortalecer suas estruturas de gestão e garantir transparência, responsabilidade e eficiência em todas as suas atividades.

Durante a reunião, foram debatidos diversos aspectos da governança universitária, desde a agenda de trabalho até as estratégicas futuras sobre o tema. Os participantes expressaram a importância de promover uma cultura organizacional que valorize a colaboração e a democracia, ao mesmo tempo em que mantém um foco claro na excelência acadêmica e na prestação de serviços de qualidade.

A partir de agora, a comissão responsável pela governança da Universidade Federal de Rondonópolis trabalhará arduamente para elaborar políticas e procedimentos que atendam às necessidades e expectativas de todos os envolvidos na comunidade universitária. Espera-se que esse processo resulte em uma estrutura sólida e adaptável, capaz de guiar a universidade rumo ao seu pleno potencial nos próximos anos.

A gestão de recursos e políticas públicas tem sido um grande desafio para os gestores públicos brasileiros. Logo, o tema da governança pública tornou-se um assunto proeminente nos últimos anos na administração pública brasileira. Neste cenário, estão inclusas as Universidades Públicas Federais, que são instituições federais de ensino superior e estão sujeitas a prestar contas tanto à sociedade, como aos órgãos de controle.