Pós-graduação

Prorrogação de inscrições para pós gratuita em Sociedade, Política e Cidadania na Contemporaneidade

Por Thiago Cardassi Publicado em: 23/05/2023 18:05 | Última atualização: 23/05/2023 18:05

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), prorrogou o período de inscrição para o programa de pós-graduação lato sensu Sociedade, Política e Cidadania na Contemporaneidade III. Agora os candidatos interessados terão até a próxima quinta-feira (25) para preencher o formulário de inscrição. Além disso, por meio de edital de retificação, foram alterados outros dispositivos do edital ICHS/UFR n° 18, de 19 de maio de 2023. Confira todas as alterações por meio deste endereço eletrônico.

O curso Sociedade, Política e Cidadania na Contemporaneidade III é uma especialização é gratuita, ofertada na modalidade híbrida (presencial e remota), que tem como objetivo contribuir para a formação humana, para a qualificação profissional e para o exercício da cidadania de trabalhadoras(es) nos estabelecimentos de ensino e de saúde, incluindo graduadas(os) de História e áreas afins. A proposta almeja atualizar e qualificar as ações dos(as) professores(as) que atuam na rede de ensino e dos agentes de saúde que queiram pensar e refletir sobre sua prática profissional. Desta forma, apresenta-se como uma possibilidade para aprofundar as questões que dizem respeito à cidadania e à pluralidade dos sujeitos sociais inseridos neste projeto de modernidade historicamente construído e em construção, dando ênfase à discussão das questões políticas e socioculturais na perspectiva da emancipação social.

O programa orienta-se pela compreensão das principais problemática regionais, na perspectiva de contribuir decisivamente para os estudos de questões sociais, econômicos, culturais, educacionais e ambientais da sociedade brasileira. Neste sentido, visa atender a uma demanda crescente por qualificação dos profissionais da educação e da saúde pública nas temáticas relativas à sociedade, pluralidade, cultura e formação de sujeitos sociais na perspectiva dos olhares transdisciplinares.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de maio, presencialmente, na Secretaria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), das 7h às 11h, ou na Secretaria do Curso de História, no horário das 18h às 21h. Serão ofertadas 35 vagas, sendo 20 vagas para ampla concorrência e 15 para cotas, sendo estas distribuídas nas seguintes categorias: 2 (duas) para funcionárias(os) da UFR, 08 (oito) para negras(os); 03 (três) para indígenas e 02 (duas) para pessoas com deficiência.

O edital completo de abertura de processo seletivo e a retificação podem ser acessados a seguir:

Edital de Abertura de processo seletivo

Edital de retificação