Projeto Economia além dos muros lança primeira edição do Jornal Econômico

O projeto de Extensão, Economia além dos muros, do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) publicou, no mês de setembro, a primeira ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/09/2020 13:09 | Última atualização: 11/09/2020 13:09

O projeto de Extensão, Economia além dos muros, do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) publicou, no mês de setembro, a primeira edição do Jornal Econômico. Neste número, o boletim aborda os impactos da pandemia do Coronavírus sobre o mercado de trabalho no Brasil, em Mato Grosso e no município de Rondonópolis. O Jornal Econômico surge como uma resposta à sociedade às dúvidas e apreensões diante da crise que tem transformado o cenário nacional desde março de 2020, crise que impôs mudanças nas dinâmicas sociais e econômicas da população devido às estratégias que prevenção da saúde pública e combate ao Coronavírus, tais como as medidas de segurança adotadas, as restrições de circulação de pessoas e a prática de fechamento dos comércios em todo o território nacional.

De acordo com a professora Kelly Cardoso Faro, do Curso de Ciências Econômicas da UFR, a iniciativa de produzir o boletim informativo surgiu a partir de uma demanda dos próprios estudantes da universidade, mas principalmente em razão de um apelo geral da sociedade rondonopolitana por dados concretos a respeito do impacto da pandemia no âmbito social e econômico. A professora explica que, no início da pandemia, havia um grau de especulação e incertezas muito grande, fazendo com que a sociedade civil partisse em busca de informações com credibilidade, pesquisas acadêmicas e dados econômicos reais. Desde o início da crise, diversos grupos e atores sociais procuraram o curso de Ciências Econômicas solicitando palestras que contextualizassem a situação atual do mercado de trabalho e financeiro em tempos de pandemia, informou Kelly Cardoso.

A criação do Jornal Econômico, que envolve o trabalho integrado de professores e estudantes, é uma ação que integra o Projeto de Extensão Economia além dos muros, que tem como objetivo principal promover informações relevantes sobre o cenário econômico, de maneira clara e acessível, de modo a contribuir para que a sociedade tenha elementos para formular um melhor entendimento da realidade atual. A distribuição do jornal é feita de forma online e gratuita, com periodicidade mensal. Toda edição contará com colunas que discutem as relações econômicas à nível nacional, estadual e municipal. Além disso há uma seção destinada ao exercício de pesquisa e escrita acadêmica, na qual um estudante do Curso de Ciências Econômicas dialoga com a sociedade sobre temas pertinentes às dinâmicas do contemporâneo.

Os interessados em escrever para a equipe do Jornal Econômico, podem enviar sua opinião ou sugestões de pauta para o e-mail kelly.faro@ufr.edu.br

Jornal Econômico 1 ed. setembro 2020