Projeto de saúde e qualidade de vida inicia atividades do Mat Pilates

Por Thiago Cardassi Publicado em: 17/03/2023 15:03 | Última atualização: 17/03/2023 17:03

As aulas de Mat Pilates para servidores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) tiveram início na semana passada. A iniciativa da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) tem como objetivo promover o bem-estar físico e mental dos trabalhadores da universidade, melhorando sua qualidade de vida por meio de ações coletivas e preventivas que contribuem para um ambiente organizacional saudável.

O método Mat Pilates é uma versão da atividade, onde os exercícios são praticados apenas usando apenas um tapete de yoga (Mat) ou uma superfície semelhante, ao invés de serem executados nos equipamentos. A prática estimula o funcionamento global do corpo e se concentra em melhorar a força muscular, flexibilidade, equilíbrio e postura, tendo como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração. Além disso, o Mat Pilates pode reduzir o estresse, melhorar a coordenação e aliviar dores.

Esta atividade configura-se no início da implementação do Programa de Qualidade de Vida para os servidores, que tem o objetivo de promover ações futuras e envolver um maior número de pessoas, buscando o bem-estar, a participação e a integração dos servidores.

As aulas de Mat Pilates estão ocorrendo no NEATI e as turmas ocorrem nos seguintes horários:
Segunda-feira das 16h às 17h
Terça-feira das 10h às 11h
Quarta-feira das 07h às 08h
Quarta-feira das 16h às 17h
Sexta-feira das 07h às 08h
Sexta-feira das 16h às 17h

Mesmo com as vagas já preenchidas, os servidores podem manifestar interesse e entrar na lista de espera. Os próximos serão chamados conforme disponibilidade de vagas. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida/PROGEP pelo telefone/whatsapp (66) 3410-4083 no horário comercial, das 7 às 11h e das 13h às 17h.