Projeto da UFR se destaca em Prêmio Educador Transformador

Por Thiago Cardassi Publicado em: 23/04/2024 17:04 | Última atualização: 23/04/2024 17:04

O projeto Apoidea – Colmeia De Soluções, desenvolvido na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), conquistou o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador, representando o estado de Mato Grosso na categoria ensino superior. A iniciativa da premiação é do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, com o objetivo de valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores em todo país.

Organizado em parceria com a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo, o projeto Apoideia é um evento no qual estudantes da universidade podem apresentar suas habilidades empreendedoras por meio de propostas de negócios inovadores. Já em sua segunda edição, o evento proporciona oportunidades de networking e interação entre os discentes, docentes e profissionais do mercado.

A coordenadora do projeto, professora Viviane de Paula Farias, explica que o projeto foi realizado dentro da disciplina Empreendedorismo e redes de cooperação, somando quatro turmas de estudantes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e da identidade visual da marca.

“O grande foco do Apoideia é justamente que os alunos da disciplina apresentem as suas propostas de negócios e ideias inovadoras para uma banca julgadora. Essa banca é formada por professores da UFR, servidores da UFR e também pessoas do mercado, profissionais, empreendedores, empresários, que trabalham no mercado. Essa troca de experiências certamente contribui para o enriquecimento de todos os envolvidos”, explicou a professora.

Entre alguns dos projetos vencedores da segunda edição do Apoideia estão o aplicativo Arte Conecta, com objetivo de desenvolver uma plataforma online capaz de conectar artistas independentes e potenciais contratantes, e o aplicativo C.O.M.O., que visa fornecer informações sobre saúde, arte, cultura, agremiações e manutenção com foco na comunidade LGBTQIA+.

Por meio do Prêmio Educador Transformador, a professora foi convidada pelo Sebrae do Mato Grosso para participar do evento Bett Brasil, considerado o maior evento sobre inovação, tecnologia e educação da América Latina. O evento inicia nesta terça-feira (26) e ocorre até o dia 26 de abril, na Expo Center Norte em São Paulo.