Projeto da UFR alerta para os riscos do hábito de fumar

Alunos e docentes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promovem a ação social “Acenda a esperança: apague o cigarro”. Por meio de uma série ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 12/08/2020 10:08 | Última atualização: 12/08/2020 10:08

Alunos e docentes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promovem a ação social “Acenda a esperança: apague o cigarro”. Por meio de uma série de conferências com especialistas e produção de material midiático, o projeto de extensão tem o objetivo de divulgar os riscos envolvidos no consumo do cigarro, incentivando o controle e redução de seu uso.

O coletivo informa que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2020),  cerca de 400 pessoas morrem diariamente em decorrência da dependência de nicotina no Brasil. A nicotina é uma substância composta no cigarro que pode causar o vício, além de outros milhares de componentes tóxicos no cigarro que podem causar agravos à saúde, a saber: câncer, doenças cardíacas, problemas pulmonares e Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Atendendo às medidas sanitárias de isolamento social e combate ao Covid-19, todas as ações serão realizadas de maneira online, permitindo que o acesso a informação esteja disponível remotamente em qualquer lugar e horário.

O coletivo convida aqueles interessados em descontinuar o uso do cigarro a contatá-los por meio do e-mail acendaaesperanca@gmail.com, pelo perfil do Instagram @acendaaesperanca, ou apontando a câmera do celular para o QR code abaixo: