Projeto Acolhida Digital Discente inicia atividades de letramento digital

Por Thiago Cardassi Publicado em: 14/03/2023 10:03 | Última atualização: 14/03/2023 10:03

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Diretoria de Programas Especiais (DPE), informa que teve início em 6 de março de 2023 a edição 2022/2 do Projeto Acolhida Digital Discente. A nova equipe iniciou suas atividades com a criação de artes para compartilhamento com os grupos dos diversos cursos e passou por oficina para desenvolvimento das atividades sugerida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Foram selecionados(as) 20 estudantes, dos(as) quais 15 são bolsistas remunerados(as) e 5 são bolsistas voluntários(as). Os(As) estudantes, selecionados(as) por comissão constituída pelo Gerente de Projetos da Proeg, pela Coordenadora do Curso de Letras – Língua Portuguesa e por e um representante estudantil indicado pelo DCE auxiliam em atividades de letramento digital e acadêmico para a promoção da inclusão digital de estudantes em vulnerabilidade social, prioritariamente os(as) matriculados(as) no semestre letivo 2022/2. Dentre os(as) selecionados(as) para atuar no projeto neste semestre, 10 são estudantes em Ações Afirmativas.

Na última edição (2022/1), o Projeto Acolhida Digital Discente atendeu 200 estudantes ingressantes distribuídos entre os 19 cursos da Universidade Federal de Rondonópolis. Desses estudantes atendidos, foram identificados 43 que ingressaram através de ações afirmativas.

Os(As) bolsistas colocaram-se à disposição para acolher os(as) estudantes com as seguintes atividades: dúvida ou dificuldade de acesso relativas aos sistemas SUAP, SEI e AVA MOODLE; orientação para busca de informações no site da UFR; auxílio na criação de processos no SEI; auxílio no ajuste de matrícula e solicitações pelo SUAP; outras eventuais demandas de letramento digital/acadêmico; atividades que julgaram pertinentes na promoção do apoio e da acolhida a estudantes calouros(as) e veteranos(as) puderam ser sugeridas pelas coordenações.

Os(As) bolsistas promoveram, ainda, oficinas de estudo e bem-estar no Acolhida Amarela, com o intuito de ajudar estudantes com sua organização e técnicas de estudo. Mais sobre a última edição poderá ser verificado no relatório do Projeto Acolhida Digital Discente.