Divulgação Científica

Professores da UFR lançam livros durante o III Connect

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/10/2023 11:10 | Última atualização: 20/10/2023 11:10

Professores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizaram dois lançamentos de livro durante o III Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR (Connect UFR – 2023).

Na segunda-feira (16), ocorreu o lançamento da obra “Pesquisa em Educação: métodos e técnicas”, organizada pela professora Eglen Silvia Pipi Rodrigues, do curso de Pedagogia da UFR e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e por Lidianny Nascimento Fonseca. Publicado pela editora da UFR, o material está disponível para consulta e download por meio do catálogo da EdUFR.

O livro constitui-se em uma coletânea de artigos que tratam dos fundamentos da pesquisa em educação. Os textos envolvem uma variedade de métodos e técnicas de pesquisa, como a cartografia, a história oral, a pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo, entre outras.

Na quarta-feira (18), foi lançado “Capítulos de Estudos Literários”, de autoria do professor Danilo de Oliveira Nascimento,do curso de graduação em Letras – Língua Portuguesa, da UFR. Publicado pela editora Appris, a obra está disponível no sítio eletrônico da editora.

O livro tem como objetivo discutir o processo de ensino-aprendizado de temas e conceitos da Teoria Literária. Desta forma, intenta conduzir o leitor-aluno a refletir e a problematizar aspectos, categorias e fatores textuais e extratextuais a fim de reconhecer o texto literário como algo cujo significado se produz através dos processos de leitura e de ensino-aprendizado de leitura literária.