Professores da UFR desenvolvem projetos em escola estadual de Rondonópolis

Por Thiago Cardassi Publicado em: 10/11/2022 17:11 |

Professores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) desenvolvem projetos junto a estudantes da Escola Estadual Santo Antônio, em Rondonópolis. As atividades visam a ampliação da aprendizagem e promoção do interesse pelo campo de trabalho do profissional da Zootecnia e Engenharia Mecânica.

No projeto Produção de origem animal, os professores Carlos Eduardo Avelino Cabral e Helen Fernanda Gomes, vinculados ao cuso de Zootecnia da UFR, desenvolveram trabalhos com as turmas do nono e quinto ano do ensino fundamental. Durante as aulas, foram realizados debates para informar e desmistificar conceitos a respeito da importância da produção de alimentos de origem animal. Os professores demostraram de forma lúdica a necessidade da produção e consumo dos alimentos de origem animal e outros aspectos.

Já o projeto Oficina Maker UFR: Engenharia Criativa para a Indústria 4.0, sob coordenação da professora Silmara Bispo dos Santos, do curso de Engenharia Mecânica da UFR, foi realizado com os alunos do oitavo ano. As atividades marcaram o início das oficinas de robótica na Escola Estadual Santo Antônio, que acontecerão duas vezes por semana, no período do contraturno escolar, com duração de duas horas cada encontro. Por meio de um aplicativo de mensagens criado pela equipe executora do projeto, os pais dos estudantes poderão acomanhar as atividades, de forma à deixá-los cientes das atividades desenvolvidas.

Para o instrutor do Oficina Maker e estudante do curso de Engenharia Mecânica da UFR, Lucas Inácio, a ação “possibilita aos alunos da escola o contato mais próximo com a robótica, mostrando para eles o quão importante é essa área do conhecimento para a sociedade e para o desenvolvimento social, econômico e até mesmo pessoal deles”.

Em reportagem publicada no jornal A Tribuna MT, a direção da Escola Estadual Santo Antônio ressaltou a importância deste projetos realizados pela UFR. “É fundamental que o ensino na escola esteja alinhado com as tecnologias de ponta e procure parcerias que venham agregar conhecimento na aprendizagem de forma ampla e colaborativa”, afirmou a direção. É possível consultar a reportagem completa no sítio eletrônico do jornal, disponível por meio deste endereço.

O projeto “Oficina Maker UFR: Engenharia Criativa para a Indústria 4.0” resultou no início das oficinas de Robótica na Escola Estadual Santo Antônio. Foto publicada no Jornal A Tribuna MT