Pesquisa

Professores da UFR aprovam projeto na área de Melhoramento Genético Animal junto ao CNPq

Por Maria Gabriela Sampaio Publicado em: 08/12/2023 10:12 | Última atualização: 08/12/2023 10:12

O Grupo de Melhoramento Animal de Mato Grosso (GMAT) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) obteve a aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para um novo projeto de pesquisa. Este projeto se concentrará na avaliação genética da adaptabilidade de bovinos Angus-Brangus do Brasil. Tendo em vista os constantes e cada vez maiores desafios ambientais que nosso planeta tem experimentado, aprimorar geneticamente os animais para melhor desempenho sob condições adversas é relevante.

O projeto será liderado pelo Professor Mário Luiz Santana (UFR), com a colaboração dos professores da UFR, Annaiza Braga Bignardi, Denise Rocha Ayres e Rodrigo Junqueira Pereira. Além da equipe da UFR, o projeto contará com a colaboração dos pesquisadores da empresa Gensys, Diercles Cardoso e Mario Piccoli, bem como dos pesquisadores internacionais, Roberto Carvalheiro (CSIRO – Austrália) e Luiz Brito (Purdue University – Estados Unidos).

O projeto deve ser iniciado no primeiro semestre de 2024 e terá duração de 3 anos. Confira resultado final do projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – UNIVERSAL.