Professora da UFR participa de lançamento de livro pela Universidad Autónoma de México

Nesta quinta-feira (13), às 18h (horário de MT), acontece uma transmissão ao vivo para lançamento do livro Fronteras de género: subjetividades e interculturalidad, com a ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 12/05/2021 14:05 | Última atualização: 12/05/2021 14:05

Nesta quinta-feira (13), às 18h (horário de MT), acontece uma transmissão ao vivo para lançamento do livro Fronteras de género: subjetividades e interculturalidad, com a participação da professora Paula Faustino Sampaio, docente do curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A transmissão será realizada por meio do canal do youtube do Instituto de Investigaciones Sociales, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

O livro Fronteras de género: subjetividades e interculturalidad constitui-se em uma obra escrita à varias mãos dedicada a aprofundar os estudos das desigualdades que enfrentam as mulheres diante das instituições masculinas. Esta problemática levou às autoras e autores a explorar categorias do saber para compreender melhor como aproximar essas fronteiras visando a autonomia das mulheres por meio de ações e interseccionalidades. Os textos abordam questões pertinentes às mulheres silenciadas dada a raça, etnicidade, pobreza, e de suas necessidades de migração, de cruzar fronteiras em razão do desejo de ter uma vida melhor ou para fugir da violência do patriarcado, colocando em sinergia a experiência ambígua e singular de diversas pesquisadoras e pesquisadores na fronteira México/Brasil por meio de diferentes temáticas e sujeitos.

A publicação é resultado de Cooperação Internacional do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), Cátedra da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e Instituto de Investigaciones Sociales da Universidad Nacional Autônoma de México (UNAM).

A autora Paula Faustino Sampaio é professora na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), doutora em História pela UFGD e foi  orientada pelo professor Thiago Cavalcante (UFGD), também autor de um dos capítulos do livro. Paula Sampaio pesquisa História das mulheres e Estudos de Gênero desde a graduação em História. Seu capítulo Por uma história descolonial das mulheres indígenas, fruto de sua tese intitulada Indígenas mulheres entre colonialismos e resistência de longa duração – Séculos XX e XXI, analisa a maneira como o campo de estudo História das Mulheres no Brasil aborda a história das mulheres indígenas. Além disso, a professora promove ações de ensino, extensão e de pesquisa sobre povos indígenas, gêneros e violências e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em História Indígena e do Indigenismo (UFGD) e organiza junto de outras professoras e professores o canal do Youtube História Indígena e do Indigenismos.

O download do livro pode ser realizado gratuitamente por meio do endereço eletrônico disponível logo abaixo:

Livro Fronteras de Género: subjetividades e interculturalidad