UFR celebra o dia das professoras e professores

Por Thiago Cardassi Publicado em: 16/10/2023 10:10 | Última atualização: 16/10/2023 10:10

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) celebra junto de sua comunidade, o Dia das professoras e professores, ocorrido neste domingo, 15 de outubro. No Brasil, a data foi escolhida em função da assinatura da Lei de 15 de outubro de 1827, que criou o ensino elementar no Brasil, e passou a ser feriado escolar por meio do Decreto nº 52.682, de 14 de de outubro de 1963.

Ao longo do tempo, o papel profissional e social das professoras e professores tem sido fundamental para a propagação do conhecimento, para o desenvolvimento e promoção das mais variadas carreiras de trabalho, e para o combate às informações equivocadas. A figura do professor acompanha a formação cidadã desde a infância dos sujeitos até a vida adulta, contribuindo para o processo de socialização, desenvolvimento de competências e visão crítica do mundo.

Diante das contínuas transformações do ensino e do mundo do trabalho, os professores atuam de forma a abrir portas para as mais variadas possibilidades de realização pessoal e profissional. Eles ensinam formas de transformar e melhorar o mundo à nossa volta por meio de modelos práticos, teóricos e conceituais que levam ao questionamento e, consequentemente, à inovação e mudança.

A UFR parabeniza com especial ênfase às professoras e professores que dedicam suas vidas a tornar esta universidade mais forte e referenciada à nível nacional. A valorização dos docentes, da educação, da ciência e tecnologia são pilares para o crescimento das cidades, para a profissionalização de jovens e adultos, para a emancipação pessoal cidadã, para o desenvolvimento sustentável e promoção da cultura de paz entre os povos e bem-estar da pessoa, da sociedade e da natureza.

A Universidade Federal de Rondonópolis acredita que a educação não opera apenas no diagnóstico do real, mas que ela mesma é criadora da realidade, mecanismo por excelência de toda transformação social. A instituição agradece a todos os profissionais que, de forma exemplar, tem dedicado seu tempo e esforços para a disseminação do conhecimento, para a edificação da ciência e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns a todas as professoras e professores da UFR!