Professor do curso de Letras - Português publica livro sobre escritor Raul Pompéia

O professor Danilo de Oliveira Nascimento, do curso de Letras - Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), publicou recentemente o livro Representações ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 21/10/2020 13:10 | Última atualização: 21/10/2020 13:10

O professor Danilo de Oliveira Nascimento, do curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), publicou recentemente o livro Representações da Infância, da adolescência e da juventude nas crônicas e na prosa ficcional de Raul Pompéia. A obra é resultado da pesquisa de seu doutoramento em Literatura Brasileira desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre 2007 e 2010.

Sob o ponto de vista da sociologia da literatura, da história literária e da narratologia, o livro apresenta uma análise da representação literária da infância, adolescência e juventude na obra ficcional e não ficcional de Raul Pompéia (1863-1895) cronista do Jornal do Comércio e da Gazeta de Notícias durante o século XIX e escritor reconhecido pela crítica literária e pelo público de leitores literários pela publicação de O Ateneu (1888).

De acordo com o professor, Representações da infância, da adolescência e da juventude em Raul Pompéia objetivou resgatar contos, novelas e crônicas pouco conhecidos do autor no que se refere a estas faixas etárias. O estudo das obras de Raul Pompéia mostra que o escritor se situa em uma posição fundamental na História da Literatura Brasileira no que diz respeito à representação moderna dos sentidos de infância e adolescência a partir do final do século XIX.

Danilo Nascimento é Mestre e Doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Linguagens (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2002 e desde esta época leciona as disciplinas Teoria Literária e Literatura Brasileira. Atualmente, é Professor Associado no Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFR e se dedica à pesquisa do espaço na narrativa literária sob a perspectiva da fenomenologia da percepção e da geografia humanista.

O livro Representações da Infância, da adolescência e da juventude nas crônicas e na prosa ficcional de Raul Pompéia foi publicado em 2020 pela editora matogrossense Calini & Caniato. Os interessados em adquirir exemplares do livro podem entrar em contato com o professor pelo e-mail danilo.nascimento@ufr.edu.br

REFERÊNCIA:

NASCIMENTO, D. O.. Representações da Infância, da adolescência e da juventude nas crônicas e na prosa ficcional de Raul Pompéia. 1ª. ed. Cuiabá – Mato Grosso: Carlini & Caniato Editora, 2020. v. 1. 224p .