Professor de Ciências Biológicas realiza publicação científica voltada para crianças

Os professores Rodrigo Aranda, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Paulo Robson de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 28/10/2020 16:10 | Última atualização: 28/10/2020 17:10

Os professores Rodrigo Aranda, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Paulo Robson de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e o técnico de laboratório, Renan da Silva Olivier (UFMS), publicaram juntos o artigo Gafanhotinho-tigre, que bicho é esse? na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), periódico produzido pelo Instituto Ciência Hoje com o objetivo de despertar a curiosidade do público infantil para a ciência. Criada em 1986, a CHC é distribuída em mais de 60 mil bibliotecas escolares no Brasil.

No artigo publicado, os autores contam a história do Gafanhotinho-tigre da região da Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul. O texto é um desdobramento da pesquisa Potential geographic distribution niche modeling based on bioclimatic variables of three species of Temnomastax Rehn and Rehn, 1942 (Orthoptera: Eumastacidae) publicada por Rodrigo Aranda e Renan Olivier na revista Journal of Natural History. Nessa oportunidade, as conclusões do artigo previam, por meio de modelos matemáticos, a ocorrência de uma espécie desses gafanhotos para a região de Rondonópolis, onde até então não haviam sido registrados. Em 2019, a espécie foi encontrada pelo professor na reserva da UFR durante coleta de insetos, validando assim o modelo previsto anteriormente. Rodrigo Aranda garante que, certamente, esses gafanhotos podem ser achados em outras áreas verdes em Rondonópolis e região.

No artigo publicado na CHC, é proposto uma atividade de ciência cidadã para as crianças, na qual os autores apresentam material suplementar com um guia de identificação das principais espécies de gafanhotos que ocorrem no país, estimulando a observação da natureza e o olhar naturalista. O material suplementar que dá acesso ao guia de identificação também é uma ferramenta que pode ser utilizado pelos professores da rede municipal e estadual de ensino nas aulas de ensino de ciências, pois permite a regionalização de vários aspectos das espécies de gafanhoto do Brasil.

A Jornalista Cathia Abreu, subeditora da revista Ciência Hoje das Crianças, salientou a importância da divulgação científica voltada para as crianças. Segundo Cathia, “quando o material é destinado ao público infantil, o mais interessante é cativar os leitores fornecendo curiosidades sobre o animal. O gafanhotinho-tigre é minúsculo, alguns medem pouco mais de 1 centímetro. Mas são coloridos e cheios de detalhes que despertam a atenção das crianças”.

O artigo Gafanhotinho-tigre, que bicho é esse? pode ser acessado gratuitamente até o dia 5 de novembro por meio deste endereço eletrônico