Professor da UFR publica artigo científico em revista do Grupo Editorial Nature

O professor Fabio Angeoletto, do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), é um dos autores do artigo científico “A global horizon scan of the ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/01/2021 12:01 | Última atualização: 06/01/2021 12:01

O professor Fabio Angeoletto, do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), é um dos autores do artigo científico “A global horizon scan of the future impacts of robotics and autonomous systems on urban ecosystems” publicado pelo periódico internacional Nature Ecology & Evolution.

O artigo foi produzido a partir da colaboração de pesquisadores de diversos países, liderados pelos cientistas da Universidade de Leeds Martin Dallimer e Mark A. Goddard. O trabalho avaliou a emergência dos sistemas robóticos e autônomos, juntamente das oportunidades e desafios que essa tecnologia de ponta pode representar para a biodiversidade urbana.

Os autores destacaram as contribuições dessas tecnologias no aperfeiçoamento da forma como monitoramos a natureza como, por exemplo, na identificação de pragas e espécies invasoras. À medida que a robótica, veículos autônomos e drones se tornarem amplamente utilizados ​​nas cidades, a poluição e congestionamentos no tráfego de veículos poderão ser reduzidos.

Por outro lado, os pesquisadores enfatizaram que os avanços na robótica e na automação também podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Os robôs e drones podem gerar novas fontes de poluição e as cidades podem ter que ser replanejadas para fornecerem espaço suficiente para estes equipamentos operarem, potencialmente levando à perda de suas áreas verdes.

A revista Nature Ecology & Evolution possui fator de impacto de 12,541, pontuação que a coloca enquanto um dos periódicos científicos mais importantes do mundo em sua área. O artigo completo está disponível no website da revista e pode ser acessado por meio deste endereço eletrônico.