UFR promove extensão, cultura e programas de assistência durante retorno presencial

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) entende que o enfrentamento do contexto pandêmico está ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 24/02/2022 18:02 | Última atualização: 24/02/2022 18:02

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) entende que o enfrentamento do contexto pandêmico está diretamente relacionado com atitudes tanto individuais quanto coletivas. Neste sentido, a Pró-reitoria tem estreitado laços e trabalhado em parceria diária com as demais unidades acadêmicas e administrativas na criação de estratégias capazes de minimizar os impactos psicossociais e econômicos da comunidade universitária.

Diante dos desafios apresentados pelo retorno presencial das aulas, a equipe da PROECE tem pautado suas ações de acordo com o parecer técnico do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 – UFR, que trata a respeito da situação sanitária no ambiente acadêmico e lista uma série de orientações das medidas de biossegurança a serem adotadas com o objetivo de evitar a transmissão do Covid-19, considerando também o exposto na Resolução nº 05 de 20 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a regulamentação da forma de oferta de ensino referente ao Calendário Letivo 2021/2.

A Pró-reitoria já estava realizando reuniões para apresentação de suas coordenadorias aos diretores, coordenadores e representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), trabalhando ativamente na consolidação das políticas de extensão nos cursos de graduação da universidade. Com o retorno das atividades acadêmicas presenciais, os atendimentos da coordenadorias poderão ser solicitados tanto de maneira remota quanto presencial, desde que agendados com antecedência para que seja possível o planejamento do espaço e evitar a circulação de muitas pessoas no mesmo local.

As três coordenadorias da PROECE vem trabalhando em ações de prevenção ou mitigação da pandemia e, atualmente, contam com diversos projetos em execução. A Coordenadoria de Extensão (CODEX) está com editais abertos para captação de ações de extensão na UFR, programa de bolsa de extensão para estudantes, e programa de bolsa de extensão para ações afirmativas. A Coordenadoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (COACEL) está executando projetos de curso de formação em gênero, relações étnico-raciais e diversidade sexual e conta com editais vigentes de apoio institucional à arte, cultura, esporte e lazer e de seleção de estudante para pintura em muro (em parceria com a embaixada da Irlanda no Brasil). Finalmente, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) oferece acompanhamento psicológico e pedagógico para a assistência estudantil, possibilidade de participação no cadastro do Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), chamada interna para seleção de estudantes indígenas e quilombolas, Programa de Acolhimento Imediato (PAI)projeto de inclusão e acolhida discente, e promove a oficina “Pensamentos que contam”.

Para mais informações a respeito dos programas em execução ou para agendar atendimentos com as coordenadorias, é possível entrar em contato com as coordenadorias da PROECE por meio dos telefones e e-mails:

Coordenadoria de Extensão:
Telefones: (66) 3410-4060 ou 3410-4064
e-mail: codex.proece@ufr.edu.br;

Coordenadoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer:
Telefones: (66) 3410-4197
e-mail: coacel.proece@ufr.edu.br

Coordenadoria de Assuntos Estudantis:
Telefones: (66) 3410-4060 ou 3410-4064
e-mail: cae.proece@ufr.edu.br