Resultado preliminar do Projeto Acolhida Digital Discente

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais (CPE) e em parceria com a ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/03/2022 11:03 | Última atualização: 07/03/2022 16:03

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais (CPE) e em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE) torna público o Resultado preliminar do Edital CPE / PROEG / REITORIA / UFR nº1, de 21 de fevereiro de 2022, – Projeto Acolhida Digital Discente (PADD).

Clique no endereço eletrônico abaixo para consultar o resultado:

RESULTADO PRELIMINAR PADD

PUBLICAÇÃO ORIGINAL EM 22 DE FEVEREIRO DE 2022

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais (CPE) e em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE) abre inscrição para seleção de estudantes de graduação no Projeto Acolhida Digital Discente (PADD).

O programa tem como objetivo promover ações acadêmicas que contribuam para democratizar as condições de permanência e conclusão dos estudantes na educação superior pública federal, reduzindo as taxas de retenção e evasão ao minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais. Os aprovados na seleção desempenharão atividades de letramento digital e acadêmico, de forma a contribuir para a inclusão digital de estudantes calouros e veteranos com ingresso em 2020/1, 2020/2, 2021/1, prioritariamente aqueles em vulnerabilidade social.

Serão selecionados 10 (dez) bolsistas remunerados no valor de R$400,00 e até 3 bolsistas voluntários. As inscrições e o envio da documentação serão realizados por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI/UFR) conforme as instruções constantes no edital CPE/ PROEG / REITORIA nº1, disponível abaixo para consulta e download.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação também criou um esquema de perguntas e respostas para orientar os estudantes que gostaria de saber mais informações a respeito do projeto. Para outras dúvidas e informações, o candidato deve entrar em contato com a PROEG por meio do telefone (66) 3410-4166 ou pelo contato proeg@ufr.edu.br.

Edital CPE/PROEG/REITORIA/UFR Nº 1, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2022

Projeto Acolhida Digital Discente – Principais dúvidas
(Texto elaborado pela PROEG)

Quais as atividades do PADD?

Os(as) bolsistas poderão desenvolver atividades que compreendem a acolhida na universidade com as coordenações de curso de graduação; a busca efetiva de estudantes ausentes às aulas presenciais e/ou em atividades do AVA Moodle; a elaboração de tutoriais, infográficos e demais infoprodutos que auxiliem na participação da vida acadêmica; a orientação para a navegação nos portais e novos sistemas institucionais; a interação via redes sociais, e-mail ou aplicativo de mensagem para tira-dúvidas.

Quem pode participar do PADD?

Estudantes matriculados a partir do segundo semestre que não recebam nenhuma outra bolsa e que apresentem vulnerabilidade social e que tenham empatia para auxiliar discentes com dificuldade na realização de atividades acadêmicas, tais como acessar os sistemas da universidade com o e-mail institucional; acessar a bibliografia da biblioteca virtual; ler editais diversos; navegar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; criar processos no SEI; inscrever-se em eventos acadêmicos; além de outras demandadas na vivência acadêmica. Além disso, é preciso ter disponibilidade de 20 (vinte) horas.

Como e onde será realizado o trabalho do(a) bolsista?

O(a) bolsista, remunerado(a) ou voluntário(a), que prestar atividade de acolhida (letramento digital e acadêmico) poderá fazê-lo por meio de tecnologias digitais, especialmente via WhatsApp, para uma ou duas turmas de estudantes, a depender do número de bolsistas aprovados(as) neste edital em relação ao número de cursos de graduação da universidade; além de cumprir carga horária em atendimentos presenciais agendados previamente no campus da UFR com os(as) estudantes a serem atendidos e/ou mediante determinação da coordenação deste projeto.

Quer participar do PADD?

Leia todo o edital, veja se atende aos critérios nele estabelecidos e inscreva-se no período de 21 de fevereiro a 02 de março de 2022. Esperamos você!!!