Programa de Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), torna pública a abertura de Chamada Interna para ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/02/2022 17:02 | Última atualização: 08/02/2022 17:02

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), torna pública a abertura de Chamada Interna para seleção de estudantes indígenas e quilombolas, a serem beneficiados pela Modalidade de Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação (PBP/MEC).

O Programa é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro à estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aos indígenas e quilombolas regularmente matriculados(as) em Instituições Federais de Ensino Superior. Seu objetivo é promover a democratização do acesso ao ensino, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico, viabilizando a permanência destes estudantes nos cursos de graduação e, consequentemente, reduzindo os custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil.

O auxílio financeiro no valor de R$ 900,00 (novecentos reais) será concedido na forma de Bolsa Permanência a ser paga a estudantes que comprovem residência em comunidades indígenas e quilombolas. Para inscrever-se no programa, os estudantes de graduação indígenas e quilombolas devem realizar seu cadastro no Sistema de Gestão de Bolsa Permanência (SISBP) até 28 de fevereiro de 2022, de acordo com as disposições constantes da Portaria MEC no 389, de 2013.

Segue abaixo disponível para consulta e download a Chamada Interna nº01 / PROECE/ UFR, contento todas as instruções para participação no Programa de Bolsa Permanência (PBP) e anexo com a lista da documentação necessária. Em caso de dúvidas sobre o programa e preenchimento dos formulários, é possível entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da PROECE, por meio do contato cae.proece@ufr.edu.br ou telefone (66) 3410-4060.

CHAMADA-INTERNA-01_-CAE-PROECE_-PBP-MEC