UFR participa de encontro de dirigentes do ensino superior no Centro-Oeste

Com a reativação da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Pró-Centro-Oeste), expectativa é oferta de programa de doutorado em Bioeconomia e Sustentabilidade na UFR
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/03/2023 15:03 | Última atualização: 31/03/2023 08:03

Dirigentes de oito instituições de ensino superior do Centro-Oeste estiveram na Universidade de Brasília (UnB) para o encontro regional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reunião aconteceu na semana passada com o objetivo de traçar planos de desenvolvimento de ações integradas para o fortalecimento do ensino superior e promoção sustentável da região. A reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Polizel, esteve presente.

Durante o encontro foi apresentada a proposta de reativação da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Pró-Centro-Oeste), criada em 2009. Formada pelas instituições de ensino e pesquisa dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (C&T) e Fundações de Amparo à Pesquisa, a rede irá operar na correção de assimetrias intra e inter regionais em C&T, fortalecimento da pós-graduação, formação de recursos humanos para o desenvolvimento regional e prospectar o potencial da biodiversidade do Centro-Oeste com foco na sustentabilidade.

O segundo ponto levantado foi o fortalecimento do doutorado em rede em Bioeconomia e Sustentabilidade, que possui nota 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a integração da UFR à rede de cooperação Pró-Centro-Oeste, a ideia é ofertar vagas do programa de doutorado na instituição. A reitora da UFR, Analy Polizel, explica que a estratégia da rede é estabelecer um projeto mobilizador no Centro-Oeste a fim de estimular atividades em áreas estratégicas para concretude do Plano Nacional de Bioeconomia. “Para isso, pensamos em ações integradas para fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão, inovação e desenvolvimento sustentável na região. A criação de programas de doutorados em Biotecnologia e Biodiversidade locais é uma iniciativa que visa ampliar a formação de redes de pesquisa e conectar o Centro-Oeste com outros polos tecnológicos, tanto nacional quanto internacionalmente, comentou a professora.

Em seguida, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira, e o reitor da Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD), Jones Goettert, apresentaram algumas reflexões a respeito da preservação do Cerrado e a necessidade de incluí-lo no Fundo Amazônico, a integração com povos e comunidades tradicionais e a criação de um Centro de Excelência de Biotecnologia do Cerrado. Por fim, foram discutidas as assimetrias regionais no desenvolvimento de ações de Ciência e Tecnologia. A presidente da Capes, Mercedes Bustamante, apresentou índices do Centro-Oeste, demonstrando que a região precisa de um processo de indução um pouco mais acentuado.