UFR promove primeiro curso de preceptoria em saúde

Por Thiago Cardassi Publicado em: 04/05/2023 18:05 | Última atualização: 09/05/2023 15:05

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR,) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove seu primeiro curso de preceptoria em saúde. A iniciativa foi desenvolvida pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde do município de Rondonópolis para serem preceptores nas áreas de enfermagem, medicina e psicologia. O curso abordará conceitos fundamentais, métodos de ensino e aprendizagem, formas de avaliação e de feeback, além de apresentar as diferentes ambientes da universidade e o planejamento dos cursos.

O preceptor de saúde é um profissional da área habilitado para orientar, instruir e ensinar estudantes a clinicar por meio de instruções com objetivos e metas. O preceptor atua de forma a integrar os conceitos entre escola e trabalho, devendo apresentar a capacidade de desempenhar procedimentos clínicos e domínio pedagógico. Além disso, o preceptor é capaz de aconselhar, apontar os caminhos, exigir postura ativa e estimular o raciocínio do aluno, promovendo, assim, o crescimento profissional do aprendiz.

O curso de preceptoria em saúde é voltado para profissionais de nível superior inseridos nos serviços de saúde da rede e ocorrerá no formato híbrido (presencial e remoto) entre os dias 24 de maio e 30 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 14 de maio por meio do sítio eletrônico do evento. Ao longo do curso haverá dois encontros presenciais no campus da Universidade Federal de Rondonópolis (no dia 24 e no dia 30 de maio). Para as atividades online serão disponibilizados materiais de leitura, vídeos, questionários, entre outros.

O evento é uma realização do Programa de Ensino pelo Trabalho em Saúde (PET-SAÚDE), aliança entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rondonópolis com a UFR, cujo objetivo é aprimorar as condições da saúde no município somado ao aprendizado dos graduandos em cursos da área de saúde. O PET-Saúde promove atividades de ensino, pesquisa, extensão universitária, e a participação social. Desta forma, o programa também a integração ensino-serviço-comunidade, de modo que as competências do aprendizado dos estudantes sejam aprimoradas no ambiente profissional.