UFR e supernovas propõem fortalecimento de universidades criadas em 2018/19

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/06/2023 15:06 | Última atualização: 20/06/2023 15:06

A Universidade Federal de Rondonópolis concorre para a inclusão de uma proposta no Plano Plurianual (PPA Participativo) que prevê a estruturação e fortalecimento das instituições federais de ensino superior criadas em 2018/19. O objetivo da proposta é conseguir a destinação de recursos de pessoal, capital e custeio, para garantir as condições de implantação compatíveis com as demais universidades públicas.

A iniciativa é uma ação conjunta das seis instituições de ensino conhecidas como “supernovas” que incluem a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), do Norte do Tocantins (UFNT), de Catalão (UFCAT), de Jataí (UFJ), do Agreste do Pernambuco (UFAPE), e do Delta do Parnaíba (UFDPar). As instituições iniciaram nesta segunda-feira (19) uma campanha para divulgação da votação online, por meio da qual os brasileiros podem demonstrar seu apoio às causas que julgarem importantes para o desenvolvimento socioeconômico do país.

As cinco propostas mais votadas nesta fase serão apresentadas durante o Fórum Interconselhos, onde as contribuições são analisadas e compatibilizadas pelo Governo Federal. Nestes encontros, as propostas feitas pela sociedade civil são estudadas em razão de seus valores, diretrizes, visões de futuro e dimensões estratégicas. As propostas aprovadas serão incluídas no Plano Plurianual e entregues até 31 de agosto para apreciação no Congresso Nacional, responsável pela aprovação da redação final do texto.

O Plano Plurianual (PPA Participativo) é um plano de ação elaborado pelo Governo Federal com a participação da sociedade. Este plano traça a visão de futuro, as diretrizes, os programas e as metas para os três anos seguintes e o primeiro ano do próximo governo. As propostas contidas no PPA também orientam, juntamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a estruturação da Lei de Orçamento Anual (LOA)

A reitora da UFR, professora Analy Polizel, reitera a importância da participação cidadã na construção do Plano Plurianual para garantir que as demandas da população sejam priorizadas nos programas e metas do governo. “Este é um momento de diálogo no qual a população é chamada a ser ouvida. É importante que a comunidade acadêmica, a população do município de Rondonópolis, e todos os membros da sociedade civil que conhecem e apoiam a luta pelo aprimoramento da educação pública, gratuita e de qualidade, manifestem sua opinião e elejam suas prioridades”, afirmou a reitora.

A votação é realizada de forma online pela plataforma Brasil Participativo, com acesso por meio do sítio eletrônico gov.br/brasilparticipativo ou pelo aplicativo para Gov.br, disponível para celulares. Ao todo, a plataforma já recebeu 3.293 propostas e conta com o apoio de 299.432 participantes. Para apoiar a proposta de estruturação e fortalecimento das supernovas, clique neste endereço.

Confira o tutorial com o passo a passo para participar: