Pesquisas com participação do grupo GMAT são premiadas em Congresso Nacional

Duas pesquisas desenvolvidas com a participação do Grupo de Melhoramento Animal de Mato Grosso (GMAT) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foram premiadas com o 1º e ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 19/11/2020 15:11 | Última atualização: 19/11/2020 15:11

Duas pesquisas desenvolvidas com a participação do Grupo de Melhoramento Animal de Mato Grosso (GMAT) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foram premiadas com o 1º e 2º lugar na área de Recursos Genéticos Animais no VI Congresso da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos que ocorreu de forma virtual entre os dias 09 a 12 de novembro de 2020.

Os resultados da tese de doutorado de Gabriela Stefani, do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Animal da UNESP/FCAV, Jaboticabal-SP, co-orientada pelo professor Mário L. Santana Jr (GMAT – Zootecnia/UFR), recebeu o prêmio de 1º lugar. A pesquisa avaliou os efeitos do estresse calórico sobre a produção de búfalas leiteiras no Brasil.

Em segundo lugar, foi classificado o trabalho resultante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do discente de graduação em Zootecnia da UFR, Joel Alves da Silva, também orientado pelo professor Mário L. Santana Jr. Neste trabalho foram avaliados os impactos do estresse térmico durante o período final de gestação sobre o crescimento de bovinos de corte.

As conquistas são um reconhecimento da excelência das pesquisas realizadas pelo GMAT – Zootecnia – UFR. O grupo de pesquisadores têm atuado efetivamente em diversas linhas dentro da área de melhoramento genético animal, com pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), além de parcerias estabelecidas com várias importantes instituições do Brasil e do mundo.

O grupo de pesquisa GMAT, da Universidade Federal de Rondonópolis, tem se destacado como grupo pioneiro em Melhoramento Genético Animal no estado de Mato Grosso, sendo composto por pesquisadores especializados na área. O grupo tem como principais objetivos a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de diferentes metodologias de avaliação genética e seleção de animais domésticos, além de gerenciar grandes bases de dados. Adicionalmente, tem atuado no monitoramento da estrutura e preservação da variabilidade genética de diversas populações de animais domésticos e busca a formação de recursos humanos na área de melhoramento genético animal.