Pesquisadores da UFR realizam novo registro de patente para a universidade

Pesquisadores da Universidade Federal de Rondonópolis realizaram o depósito de uma nova patente de sensor foliar para medir a tensão da água nas folhas. A pesquisa foi ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/11/2020 15:11 | Última atualização: 30/11/2020 15:11

Pesquisadores da Universidade Federal de Rondonópolis realizaram o depósito de uma nova patente de sensor foliar para medir a tensão da água nas folhas. A pesquisa foi desenvolvida pelo grupo de Pesquisa Smart Agriculture, vinculado ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFR e coordenado pelos professores Renildo Luiz Mion e Arthur Akira Mamiya.

O trabalho teve origem a partir da dissertação de mestrado de Wagner Oliveira dos Santos, estudante do programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFR e professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A patente de modelo de utilidade descreve um sensor capaz de monitorar continuamente, in vivo e de forma não destrutiva a espessura foliar. O sensor desenvolvido possui princípio de funcionamento baseado na extensometria, em que medidas de deformação causadas pela variação nas dimensões de espessura são transformadas em variações equivalentes de resistência elétrica. Os sinais elétricos são, por sua vez, lidos por meio de um equipamento de aquisição de dados que enviam informações para o sistema de bombeamento ligar e desligar.

O desenvolvimento da patente está vinculada ao Smart Agriculture, grupo de pesquisa da UFR atuante na busca de novas tecnologias e recursos que possam ser implementados no campo. O grupo atua por meio da aplicação de técnicas computacionais como Inteligência Artificial, Automação, Eletrônica e diversos outras ferramentas, a fim de melhorar a produtividade, simplificar processos e facilitar decisões durante o processo de produção agrícola.

O número de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em que está descrito o funcionamento do sensor é BR 20 2020 020382 2.